TAJ MAHAL - AGRA/ÍNDIA
TAJ MAHAL
Agra/Índia
Em 2007, foi anunciado como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, conforme classificação da UNESCO.
A obra foi feita entre 1632 e 1653, utilizando a força de cerca de 20 mil homens, os quais foram recrutados em várias cidades do Oriente, só para trabalhar neste suntuoso monumento de mármore branco.
Segundo o que dizem por lá - o imperador Shah Jahan, mandou construir este monumento em memória de sua esposa favorita - Aryumand Banu Begam, a quem chamava de Mumtaz Mahal (a jóia do palácio).
Aryumand Banu Begam, morreu após dar a luz ao 14º filho do casal, e por conta desta lastimável perda, o Taj Mahal foi construído sobre o seu túmulo, junto ao rio Yamuna.
O Taj Mahal é conhecido também por ser a maior prova de amor do mundo - incrustado de pedras semipreciosas, como o lápis-lazúli, entre outras, tem sua cúpula costurada por fios de ouro, e inscrições com versos do Alcorão, sobre o mármore branco.
O monumento é flanqueado por duas mesquitas e cercado por quatro minaretes, e, supõe-se que o imperador pretendesse fazer uma réplica do Taj Mahal original, na outra margem do rio, em mármore preto, mas acabou morto por um de seus filhos, antes do início das obras.
O Taj Mahal, localizado na cidade de Agra, no estado de Uttar Pradesh, é um dos monumentos mais icônicos do mundo, e um dos maiores símbolos da Índia.
Considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno e tombado como Patrimônio da Humanidade, pela UNESCO, em 1983, o mausoléu é visitado, anualmente, por milhões de turistas vindos de diferentes partes do planeta.
O mármore translúcido, em especial, contribui para a aparência única do monumento, que muda de tonalidade ao longo do dia, dependendo da incidência da luz solar e do brilho da lua - um exemplo magnífico da arquitetura mogol, que mistura elementos do estilo islâmico, persa, turco e indiano.
O conjunto arquitetônico é formado pelo mausoléu central, quatro minaretes de 40 metros de altura, um portão monumental, jardins simétricos cortados por canais de água, e outras construções auxiliares.
O edifício principal - com sua famosa cúpula em forma de cebola e decoração intrincada, é considerado um dos maiores feitos da engenharia e da estética arquitetônica.
Seu equilíbrio perfeito - entre simetria, harmonia e detalhamento minucioso, faz do Taj Mahal uma obra atemporal, capaz de encantar até os visitantes mais exigentes.
O Taj Mahal não é apenas um monumento de importância histórica e cultural, mas também uma das maiores atrações turísticas do planeta, pois estima-se que mais de 7 milhões de visitantes explorem o complexo, todos os anos, incluindo, tanto turistas estrangeiros, quanto viajantes indianos.
Para a Índia, o Taj Mahal representa um dos maiores cartões-postais do país, sendo frequentemente usado em campanhas internacionais de turismo.
A cidade de Agra, que recebe visitantes, principalmente, por causa do monumento, possui uma ótima infraestrutura turística - preparada para atender a todo tipo de público, com hotéis, restaurantes, feiras de artesanato e serviços especializados em roteiros guiados.
Além disso, o mausoléu é um destino de grande apelo romântico, atraindo casais, recém-casados e viajantes interessados em conhecer um dos maiores símbolos de amor da história, e não por acaso, o Taj Mahal é, frequentemente, cenário de muito pedidos de casamento, sessões de fotos e até produções cinematográficas.
O turismo em torno do Taj Mahal, tem vital importância na economia de Agra e região, pois os ingressos vendidos, especialmente para turistas estrangeiros, contribuem, significativamente, para a arrecadação de receitas, em nível local e nacional.
Culturalmente, o Taj Mahal reforça a identidade da Índia no cenário global, sendo um ícone de reconhecimento imediato quando sua imagem aparece em livros, filmes, documentários, cartões-postais e até logotipos de empresas ligadas ao turismo, e esse valor simbólico fortalece a marca "Índia", como sendo um destino turístico e cultural, de primeira grandeza.
Mas, apesar de sua grandiosidade, o Taj Mahal enfrenta desafios em relação à sua preservação, pois a poluição atmosférica em Agra tem causado o amarelamento do mármore branco, exigindo constantes esforços de limpeza e conservação.
Além disso, o grande volume de visitantes gera pressão sobre a estrutura do monumento, exigindo medidas de controle e planejamento sustentável do turismo.
O governo indiano e as organizações internacionais, vêm implementando programas de proteção, como a limitação no número de visitantes por dia, o incentivo ao uso de transportes não poluentes - nas proximidades, e restaurações periódicas - do mármore e dos jardins.
O Taj Mahal é muito mais que um monumento - é uma obra-prima que transcende fronteiras, religiões e culturas, e sua importância para o turismo é imensurável, pois simboliza não apenas a riqueza da herança cultural da Índia, mas também a universalidade de sentimentos, como o amor e a devoção.
Visitar o Taj Mahal é uma experiência única - combina emoção, beleza e história, e para a Índia, ele permanece como um tesouro nacional e, ao mesmo tempo, como um dos maiores atrativos turísticos do mundo, reafirmando-se, geração após geração, como um destino obrigatório para turistas que estão em busca de beleza e inspiração.
Comentários