3️⃣ ANTÁRTIDA OU ANTÁRTICA
ANTÁRTIDA OU ANTÁRTICA
Antártida ou Antártica, é o mais meridional e o segundo menor, dos seis continentes do planeta (o primeiro é a Oceania).
Com uma superfície de 14 milhões de km², este continente rodeia o polo Sul, e por esse motivo, está quase coberto por enormes geleiras (glaciares), exceção feita à algumas zonas de elevado aclive - cadeias montanhosas e extremidade norte da península Antártica.
Sua formação se deu pela separação do antigo "supercontinente" Gondwana, há aproximadamente 100 milhões de anos, e seu resfriamento aconteceu nos últimos 35 milhões de anos.
É o continente mais frio, mais seco, com a maior média de altitude, e com o maior índice de ventos fortes do planeta.
A temperatura mais baixa da Terra (89,2° C) foi registrada na Antártida, sendo que a temperatura média na costa, durante o verão, é -10° C , e no interior do continente, é -40° C.
Muitos autores o consideram um grande deserto polar, pela baixa taxa de precipitação, no interior do Continente.
A altitude média da Antártida é de, aproximadamente, 2.500 m, onde ventos de até 100 km/h são comuns no continente, e podem durar vários dias, aliás, ventos de até 320 km/h, já foram registrados na área costeira.
Juridicamente, a Antártida está sujeita ao Tratado da Antártida, através do qual, várias nações que reivindicavam territórios neste continente - Argentina, Austrália, Chile, França, Noruega, Nova Zelândia e Reino Unido, concordaram em suspender as suas reivindicações, deixando o continente para exploração científica.
Por esse motivo, e pela dificuldade de viver neste continente, devido às condições climáticas, não existe população permanente na Antártida, embora, tenha uma população provisória nas bases polares - de cientistas e equipes de apoio, em torno de mil pessoas no inverno, e quatro mil no verão.Dois dos assentamentos, possui um população regular (incluindo crianças) são a Villa Las Estrellas (do Chile) e a Base Esperanza (da Argentina).
A Antártida é um dos seis continentes que formam o planeta Terra, localizada na região sul do globo terrestre, a Antártida dispõe de condições atmosféricas extremas, com frio intenso e persistente, ventos fortes, tempestades de neve e umidade do ar baixíssima, sendo considerada o maior deserto frio do mundo.
O continente possui uma população sazonal que varia - de 1000 pessoas, no inverno, à 4000 pessoas, no verão, e essa população é formada, em sua maioria, por pesquisadores e equipes de apoio, que atuam na exploração científica da região.
A atividade de pesquisa e a gestão do espaço físico do continente, são feitas mediante o Sistema do Tratado da Antártida, criado em 1959, e que conta, atualmente, com 56 países signatários¹.
O cumprimento das normas previstas no documento, é de fundamental importância para a manutenção do continente, o qual, atualmente, está ameaçado por problemas ambientais, como o aquecimento global.
Diferentemente, dos outros cinco continentes, a Antártida não apresenta divisão em países, no entanto, existem algumas ilhas que integram o continente antártico, mas que pertencem à países de outros continentes.
As principais ilhas que fazem parte da Antártida são:
- Terras Austrais e Antárticas Francesas (França)
- Ilha Heard e ilhas McDonald (Austrália)
- Ilha Bouvet (Noruega)
As duas primeiras ilhas não possuem população civil permanente, somente os residentes sazonais - militares, funcionários, pesquisadores, cientistas e equipes de apoio (só esta última tem em média - 150 pessoas).
Além disso, é importante ressaltar que ainda existem reivindicações territoriais, solicitadas por países de outros continentes, que, embora havendo uma divisão "informal", essas áreas reclamadas não são, oficialmente, reconhecidas pela comunidade internacional.
Os países que reivindicam territórios na Antártida, atualmente, são:
- Austrália
- Estados Unidos
- França
- Noruega
- Nova Zelândia
- Reino Unido
- Argentina
Antártida ou Antártica, é o continente mais gelado do planeta - com temperaturas extremas que chegam a -89ºC, tornando-se assim, um continente quase inabitável, o qual está localizado no extremo sul da Terra.
Formado em sua totalidade - por gelo, o continente antártico possui características singulares: essa região, detém cerca de 10% das terras emersas do planeta, seu coração é composto por um grande planalto de gelo, e sua altitude varia, em média, entre 1.500 e 2.500 m, acima do nível do mar.
Essa região corresponde a uma área de calota polar, que ocupa um território com tamanho semelhante ao do Brasil, sendo esta, considerada o maior deserto do mundo - isso porque apresenta condições adversas, as quais dificultam a manutenção e a proliferação de vidas.
Foi no coração da Antártida que foi registrada a menor temperatura do planeta - cerca de -89,2º C, em Vostok - uma base russa, e além disso, a escuridão da noite polar tem duração de 4 a 6 meses, com ventos constantes que provocam várias erosões no gelo.
Apesar de ser, aparentemente, um lugar úmido, a umidade relativa do ar é muito semelhante à dos desertos de areia, isso porque a ocorrência de precipitação de neves é rara, e quando ocorre, ela se compacta rapidamente, tornando-se blocos de gelo.
Uma grande parcela da calota de gelo se sedimenta em áreas mais profundas, e determinadas montanhas afloram na superfície, porém, em alguns lugares, o gelo se acomoda abaixo do nível do mar.
Quanto ao nome - tanto Antártida quanto Antártica, são formas aceitas para fazer referência ao continente gelado, pois até décadas atrás, empregavam-se os termos antártica e antártico, apenas como adjetivo (no português do Brasil), porém, hoje em dia, adotam-se ambas as formas:
Antártica: usada como substantivo (o continente antártico) ou adjetivo (referente ao continente).
Aliás, à título de curiosidade, a palavra Antártica tem origem no termo grego "antarktikos", que significa - "oposto ao Ártico". Já "Antarktikos" é formado pela junção de "anti" (oposto) e "arktikos" (ártico). O termo "Ártico", por sua vez, deriva do grego "arktos", que significa "urso", em referência à constelação da Ursa Maior, visível no hemisfério norte. Portanto, Antártica significa, literalmente - "oposto ao urso" ou "oposto ao Ártico".
As atividades desenvolvidas com maior frequência na Antártida (pesca), visam à subsistência e o desenvolvimento das pesquisas científicas, como a exploração de recursos biológicos e minerais.
A pesca comercial era realizada de maneira intensiva, na década de 70, e recentemente, essa atividade ganhou força novamente, e entre as espécies mais procuradas, estão o bacalhau-da-antártida e o peixe-gelo.
Além da fauna marinha, outros recursos naturais são encontrados no continente, como água doce (presente em volumes abundantes), e minerais (minério de ferro, cobre, ouro, hidrocarbonetos), com pequenas reservas e de exploração inviável para fins econômicos.
Na Antártida, sua paisagem natural e fauna particular - são os atrativos turísticos do continente, os quais recebem visitas por meio de cruzeiros e expedições, gerenciadas pela Associação Internacional das Operadoras de Turismo Antártico (Iaato, na sigla em inglês), organização criada em 1991, com o propósito de garantir o turismo sustentável no continente.
A infraestrutura presente na Antártida, é associada às bases de pesquisas instaladas por diferentes países, na qual, estima-se que 30 nações estejam presentes, com um número aproximado de 80 bases estabelecidas no continente, para fins de exploração científica.
Nem todas essas unidades funcionam em tempo integral, pois algumas delas pausam suas atividades durante o inverno, retornando apenas no verão.
O maior número de bases científicas está concentrado na península Antártica, no oeste do continente, para onde todos os mantimentos necessários são levados, com objetivo de suprir as necessidades da população científica, sendo cada base, abastecida pelo seu país de origem.
Entre as embarcações utilizadas na Antártida, existem também, navios de pesquisa com a capacidade de romper o gelo, para abrir caminho para a sua travessia.
Acesso à redes de comunicação, como telefone e internet, sempre estão disponíveis, assim como os meios de transporte - aeronaves e navios.
A Antártida é o habitat de mais de 800 espécies de vegetais (entre briófitas e líquens), e 230 espécies de animais, além de abrigar uma das maiores reservas de água doce de todo o planeta.
Essa biodiversidade, e a estabilidade ecossistêmica da Antártida, estão ameaçadas por problemas como a pesca intensiva, a atividade turística praticada de forma não sustentável, e principalmente, as mudanças climáticas.
O aquecimento global e as mudanças climáticas, têm provocado o derretimento das geleiras e das calotas polares, num ritmo acelerado, enquanto a Nasa estima que essa perda seja de 150 bilhões de toneladas de gelo, por ano.
Outro problema decorrente do aquecimento global, é a ameaça à biodiversidade da Antártida, através da acidificação das águas dos oceanos, ocorrido pela liberação do incremento de gás carbônico na atmosfera.
A Antártida possui um dos climas mais extremos do mundo, e conforme foi dito, o continente é o mais gelado e o mais árido da Terra, tornando-se inviável o desenvolvimento de atividades básicas para a subsistência, como a agricultura.
A atmosfera instável da Antártida, causa muitos ventos, os quais chegam a 320 km/h, além de tempestades de neve recorrentes, então, somados estes fatores ao isolamento do continente, explica-se o motivo de não haver população permanente na Antártida.
Curiosidades sobre a Antártida:
- O ponto de menor altitude da Antártida fica sob a geleira conhecida como Denmar Glacier, a 3.500 m, abaixo do nível do mar.
- Durante o verão, o Polo Sul recebe mais radiação solar do que a região do Equador, no mesmo período.
- 62% da água doce do mundo, estão nas geleiras da Antártida.
- Existe registro de atividade sísmica na ilha Decepção, uma ilha da Antártida onde se localiza um vulcão ativo.
- Os maiores icebergs do mundo, estão na Antártida.
- As Cachoeiras de Sangue, uma escorrência de água salgada colorida por óxido de ferro, é um fenômeno natural que ocorre na extremidade da geleira de Taylor, e se dispersa sobre a superfície do lago Bonney, nos vales secos de McMurdo.
- A Aurora Austral, fenômeno equivalente à Aurora Boreal (vista em diversos países próximos ao Círculo Ártico), também pode ser observada todos os dias do ano, na Antártida.
Esta foi a apresentação do continente mais gélido do planeta - ANTÁRTIDA ou ANTÁRTICA.
"Bora" lá, descobrir como é o turismo na Antártida?
(Lembre-se de que na Antártida não existem países - apenas algumas ilhas compõem o continente gelado)
Comentários