🌞 Parque Estadual de Vila Velha
PARQUE ESTADUAL DE VILA VELHA
O tesouro geológico e ecológico de Ponta Grossa - Paraná
✔ Criado em 1953, hoje, sob a administração da concessionária Soul Vila Velha - o Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, no Paraná - é o primeiro Parque Estadual do Paraná, com mais de 38 km² de biodiversidade protegida.
✔ Tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual, em 1966, o parque tem mais de 3 mil hectares, e nestes, encontram-se diversas atrações, como: os Arenitos, as Furnas e a Lagoa Dourada.
- Os Arenitos: formações rochosas que apresentam diversas formas, como: a taça, o camelo, o leão, o camelo, a garrafa, o índio, entre outras;
- As Furnas: grandes poços de desabamento, com vegetação exuberante e água, em seu interior;
- A Lagoa Dourada: lagoa que possui este nome, devido ao fenômeno natural que ocorre quando suas águas aparentam coloração dourada, quando reflete a luz do sol.
✔ Além dos passeios tradicionais às Furnas, à Lagoa Dourada e pelos Arenitos, o Parque Estadual de Vila Velha oferece também, outras atividades esportivas:
Trilha da Fortaleza
- O ponto de largada para esta aventura, é no final dos Arenitos.
- Ao longo do percurso de 16 km, visita-se a ponta da Fortaleza - uma formação rochosa contínua, a qual possui 7 km de extensão.
- Em seguida, atravessando o Rio Quebra Perna, chega-se até a cachoeira, onde será feita uma pausa para o descanso e para o lanche.
- O final da trilha será nas exuberantes Furnas.
- Durante toda a trilha - percurso que poderá levar até oito horas para ser completado, terão paradas estratégicas para o descanso.
- A volta - das Furnas até o Centro de Visitantes, será feita de ônibus, para que o visitante possa apreciar as outras belezas do parque.
- O ingresso para esse passeio é exclusivo para essa atração.
Caminhada Noturna
- Este passeio é realizado somente em noites de lua cheia e lua nova, e com datas já pré-estabelecidas.
- Na lua nova é possível observar detalhes das estrelas, das constelações, e até dos seres mais delicados, porém, que estão em maior número.
- Já na lua cheia - a qual banha os Arenitos com tons azulados, encanta o visitante, enquanto a lua ilumina suas trilhas, permitindo que este, veja em detalhes, a superfície lunar e suas grandes crateras.
- A Caminhada Noturna é um passeio realizado a cada 15 dias, sempre às sextas-feiras e sábados - de "lua nova" ou "lua cheia".
- Por ser uma atração especial, esta atividade precisa ser agendada, até a terça-feira que antecede o passeio.
- O ingresso para esse passeio é exclusivo para essa atração.
Cicloturismo
- Para quem quiser conhecer os atrativos do Parque Estadual de Vila Velha, sem ter que usar o ônibus de turismo do parque, poderá usar a sua própria bicicleta, pois o parque também oferece esse passeio exclusivo.
- O Cicloturismo possui um percurso de 21 km, partindo do Centro de Visitantes, rumo à Lagoa Dourada, passando pelas Furnas, e finalizando o passeio nos Arenitos.
- Em cada atrativo visitado, o cicloturista encontrará um bike parking para deixar a sua bicicleta.
- Todo o circuito é sinalizado, para que o visitante possa aproveitar ao máximo o passeio, sem a preocupação de se perder, uma vez que esta atividade é autoguiada (sem guia).
- Os interessados deverão levar suas próprias bicicletas, e a mesma deverá estar em boas condições de uso, pois o percurso do passeio é longo.
- O ingresso para esse passeio é exclusivo para essa atração.
Balão Estacionário
- Para observar do alto - os Arenitos e as paisagens dos Campos Gerais, é oferecido um passeio no balão estacionário - um tipo de passeio feito em um balão de ar quente, o qual não voa livremente, permanecendo amarrado ao chão, por cabos, permitindo que os passageiros desfrutem de uma vista panorâmica, sem se deslocarem para longe.
- Cada passeio de balão dura, em média, 10 minutos, com altura aproximada de 15 m, a qual poderá variar, conforme as condições dos ventos.
- Esse passeio é realizado apenas aos sábados, domingos e feriados, e só será realizado quando as condições climáticas forem favoráveis.
Arvorismo
- Com um percurso total de 120 m de extensão, o circuito do Arvorismo conduz o visitante pelas copas das árvores, proporcionando um contato único com a natureza.
- Instalado em um bosque de Araucárias, as quais chegam a ter 8 m de altura, o circuito é composto de 10 atividades diferentes: escadas, pontes pênsil, cordas e outros obstáculos.
- O percurso total do passeio, dura, em média, 30 minutos, e garante ao visitante um prazer inigualável - o contato direto com a natureza.
Tirolesa
- A Tirolesa leva o visitante - de uma extremidade a outra, passando (e passeando) sobre a Furna 2, numa extensão de 200 m de travessia.
- Com inclinação moderada, a tirolesa do Parque Estadual de Vila Velha, atinge velocidade média de 50 km/h, e oferece total segurança aos visitantes, para que estes possam apreciar uma das furnas mais profundas do Paraná - a Furna 2, passando de tirolesa sobre a mesma, vivenciando uma experiência indescritível!
Regras de visitação
✔ Ao visitar o Parque Estadual de Vila Velha, você também se torna um colaborador da preservação dos espaços, da infraestrutura e dos atrativos.
✔ Então, é importante que conheça e respeite as regras de visitação.
- Entrar com alimentos e/ou bebidas, exceto em casos de famílias com bebês, ou pessoas com dietas restritivas;
- Entrar com animais domésticos;
- Transitar acima de 40km/h;
- Caminhar fora das trilhas;
- Alimentar-se ou consumir bebidas alcoólicas nas trilhas;
- Jogar lixo ou restos de comida no chão;
- Retirar plantas e flores;
- Apropriar-se de pedaços de rochas encontrados;
- Apoiar-se e/ou subir nas formações rochosas;
- Ultrapassar as cercas e mirantes;
- Riscar os arenitos;
- Andar sem camisa;
- Alimentar os animais;
- Caçar e pescar;
- Fumar.
Avisos importantes
✔ Para uma visitação sem "atropelos", na entrada do parque, pedimos que chegue antes do horário previsto (principalmente aos feriados), para garantir seus ingressos, pois devido a capacidade de carga do parque, os ingresso de entrada, são limitados à 800 pessoas por dia.
✔ Mas, caso prefira, a compra dos ingressos poderá ser feita on-line, no site https://www.parquevilavelha.com.br - lembrando que a capacidade de carga do parque, é de 800 pessoas p/ dia - apenas, portanto, a compra do ingresso on-line não garantirá a entrada, se a capacidade tiver chegado ao limite, ou ainda, se já tiver passado das 15h - horário limite para entrada ao parque.
✔ O horário de funcionamento do parque é de - 4ª a 2ª feira, com entrada à partir das 9h, e bilheteria fechando às 15h, porém, recomenda-se chegar até as 13h, para poder aproveitar mais a sua visita, e o limite máximo de permanência no parque - é até às 17h. Na 3ª feira o parque é fechado para manutenção.
✔ Pode ser que, eventualmente, você enfrente alguma fila para fazer o check-in, mas seja paciente, empático e respeite outros visitantes, e também os monitores do parque - até porque, um dos objetivos da visitação em Unidades de Conservação, é a promoção do bem-estar dos visitantes, então, por favor, evite se estressar e bom passeio.
✔ No Parque Estadual de Vila Velha você encontrará: estacionamento, bilheteria, recepção, restaurante, café, banheiros, lojas de souvenirs, ônibus, conexão wi-fi em vários pontos, câmeras de monitoramento e uma área bem sinalizada.
✔ O acesso ao Parque Estadual de Vila Velha se dá pela rodovia BR 376 (Ponta Grossa - Curitiba), no km 28, partindo de Ponta Grossa pela Av. Visconde de Mauá (Oficinas) ou pela Av. Visconde de Taunay (Ronda).
✔ O transporte coletivo que leva visitantes até o Parque Estadual de Vila Velha, sai do Terminal de Oficinas – linha VILA VELHA, e caso queira mais informações sobre como chegar a este terminal, consulte 156.
Dicas importantes
- Use roupas leves, um calçado confortável e próprio para longas caminhadas.
- Leve água o suficiente para suprir a sua necessidade, durante as atividades que irá praticar.
- Inclua em sua mochila - protetor solar e repelente, pois poderá precisar.
- Na hora de ir embora, lembre-se de levar todo o lixo produzido por você, zelando assim, pela Unidade de Conservação, e garantindo a manutenção do ambiente para futuras visitações.
- E ao se despedir, leve apenas as lembranças dos bons momentos em que viveu no parque, e as fotografias que tirou, combinado?
(FONTE: https://parquevilavelha.com.br/parque-vila-velha-parana-turismo/, 056/08/25)
Comentários