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SEGURO VIAGEM

O que você precisa saber sobre cobertura de despesas médicas, durante a viagem


Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados para não ter dores de cabeça no futuro, e por isso, e muito mais, o mais indicado é contratar um "seguro viagem" que te deixará tranquilo quando eventuais problemas surgirem, e além disso, em alguns países, como os da União Europeia - ele é obrigatório! 


Mas afinal, você sabe como funciona a cobertura de um seguro viagem? Sabe quais despesas médicas estão inclusas? Se você não sabe ou ainda tem alguma dúvida, fique tranquilo, neste artigo vamos te explicar melhor como funciona o "seguro viagem".


O que é a cobertura de despesas médicas hospitalares no seguro viagem?

A cobertura de despesas médicas hospitalares consiste no valor disponibilizado para eventualidade médicas, de acordo com o plano contratado. 

Essa cobertura garante o reembolso de despesas médicas emergenciais ou para o tratamento imediato, decorrido de acidente pessoal, ou doença aguda contraída durante a viagem.


Como acionar a cobertura de despesas médicas hospitalares?

Em caso de alguma eventualidade, o segurado deverá entrar em contato com a sua Seguradora - através dos telefones ou pelos canais de atendimento disponibilizados na apólice. A ligação poderá ser feita à cobrar (Collect Call) de qualquer telefone fixo, no exterior. 

Algumas seguradoras oferecem o atendimento até mesmo por Skype, Whatsapp ou aplicativo próprio. Ao entrar em contato, o segurado deve informar a necessidade do atendimento e, em seguida, a Seguradora o encaminhará ao hospital e/ou rede credenciada mais próxima.


Como é realizado o pagamento das despesas médicas hospitalares?

O pagamento das despesas médicas pode ser realizado de duas formas: 

Através da Seguradora: neste caso, o pagamento das despesas médicas será feito, diretamente, pela Seguradora ao hospital e/ou rede credenciada. 

Através do reembolso das despesas: neste caso, o segurado arca com as despesas médicas, em um primeiro momento, e depois solicita o reembolso à Seguradora, mediante toda a documentação apresentada, e de acordo com as condições gerais das mesmas.

Fique atento: É de extrema importância que o segurado solicite ao hospital, no momento da sua saída, o relatório médico da sua internação e/ou atendimento, tanto para o acionamento da cobertura médica, quanto para o reembolso, pois nesse relatório deverá estar o motivo pelo qual ele foi atendido, e todos os procedimentos que foram realizados, bem como a relação de valores gastos.


Como preencher o endereço da cobrança em nome da seguradora?

Na hora de decidir como será feito o pagamento das despesas médicas, o segurado deverá estar atento à alguns detalhes - se o cliente optar pelo uso da cobertura médica hospitalar, através do pagamento faturado direto para a Seguradora, é de extrema importância que ele preencha o cadastro do hospital com o endereço da Seguradora

Atenção! Tanto o campo do endereço de cadastro (Home Address), quanto o endereço de cobrança (Billing Address) deverão ser preenchidos com o endereço da Seguradora - esse endereço é disponibilizado na apólice do cliente. Preenchendo, corretamente, esses campos, o cliente evita qualquer mal entendido e/ou recebimento de cobrança da fatura em sua casa.


Como preencher o endereço de cobrança quando o cliente solicita o reembolso?

Caso o segurado opte pelo recebimento da cobertura de despesa médica hospitalar através de reembolso em conta, é importante saber:

  • O cliente precisa solicitar o reembolso dentro de 30 dias úteis, após o término da vigência da apólice.

  • É preciso apresentar passaporte com os carimbos de entrada e saída do país, ou, outra documentação que permita comprovar a sua permanência fora do domicílio habitual.

  • É necessário apresentar relatórios com a clara indicação de diagnóstico, histórico clínico, ou formulário de admissão emitido pelo prestador da assistência, e ainda, informações detalhadas sobre os atendimentos prestados.

  • Quando o atendimento se der fora da rede credenciada, o segurado deverá apresentar notas fiscais originais dos gastos, sendo que, no caso de medicamentos, deverão estar em acordo (qualidade e quantidade) com a receita médica apresentada.

  • Se você ainda tiver dúvidas, não hesite em consultar o check list da sua Seguradora.


O que está incluso na cobertura de despesas médicas?

A cobertura de despesas médicas hospitalares é validada e autorizadas apenas para eventualidades médicas, durante a viagem. 

Despesas com consultas médicas de rotina e/ou para obtenção de receitas médicas, visando à prescrição de medicações tomadas,- habitualmente, como, por exemplo, anti-hipertensivos, hipoglicemiantes orais, anticoncepcionais, entre outros, não serão cobertas, exceto se, diretamente relacionadas ao quadro clínico de emergência.


Como é feita a cobrança das despesas hospitalares ?

  • Em 95% dos casos, principalmente nos EUA, a cobrança dentro dos hospitais é feita de forma desmembrada, isso quer dizer que, o hospital não emite somente uma fatura com o total dos gastos. 

  • Os serviços de cobrança das despesas médicas são realizados por empresas terceirizadas, e cada procedimento realizado possui o seu próprio meio de cobrança, exemplo: se você fizer um exame de sangue, a cobrança será feita pelo laboratório responsável pela coleta de material; já se precisar fazer uma radiografia, a cobrança será feita por outra empresa, e assim por diante. 

  • Devido a este modelo de cobrança dos hospitais, no exterior, poderá acontecer de gerar até 18 faturas diferentes, para um único problema de saúde. Por isso, esteja atento e guarde todas elas, para evitar aborrecimentos no futuro, ok? 

Fique atento! O prazo para finalizar o pagamento das faturas, dependerá de como os agentes envolvidos se comportarão no processo. Para entender melhor, veja o roteiro (abaixo) que mostra do início ao fim, o fluxo entre - notificação de cobrança e pagamento finalizado.


Recebimento de fatura pelo cliente (exemplo):

  • O cliente é notificado pelo hospital que tem uma fatura aberta em seu nome (isto acontece quando o cliente preenche o cadastro no hospital, colocando o seu endereço para cobrança).

  • O cliente deverá encaminhar o documento recebido para a Seguradora, para esta dar início aos trâmites - entre a Seguradora/cliente/hospital.

  • A Seguradora abrirá uma solicitação para que o hospital aceite a mudança da cobrança. Isto quer dizer que ela passa a ser a responsável pelas tratativas (conferência/auditoria/pagamento). Esta parte é a mais demorada, pois os hospitais tendem a demorar bastante nessa aceitação pela troca para o nome da Seguradora.

  • Após o recebimento da fatura em nome da Seguradora, inicia-se a auditoria das despesas médicas, para saber se os procedimentos adotados têm a devida cobertura contratada, e também, se os valores cobrados estão de acordo com os preços praticados no mercado.

  • Feita a auditoria, caso haja a conformidade, a Seguradora encaminha o pagamento.

  • Se houver discrepâncias, a Seguradora solicita ao hospital a averiguação das cobranças.

  • Ao receber a fatura corrigida, a Seguradora a encaminha para o pagamento e comunica as partes (cliente e hospital) deste processo feito.

  • O hospital costuma, dentro do prazo de 30 dias após pagamento, atualizar o seu banco de dados com a informação de pagamento realizada. Alguns deles costumam disponibilizar em seus portais, o acesso ao  status do atendimento, para que o cliente possa acompanhar.

  • É importante estar atento a estes processos, pois os trâmites destes, poderá levar até 1 ano para serem totalmente solucionados, e você deverá acompanhá-los através dos sites das Seguradoras.

Agora que já sabe como funciona as coberturas das despesas médicas hospitalares, em suas próximas viagens, contrate sempre um bom seguro de viagem para evitar dores de cabeça!

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