🏕 ECOTURISMO, TURISMO ECOLÓGICO OU TURISMO DE NATUREZA?

 


ECOTURISMO, TURISMO ECOLÓGICO OU TURISMO DE NATUREZA?

Diferentes denominações para a mesma atividade ao ar livre


Ecoturismo, Turismo Ecológico ou Turismo de Natureza, são atividades ligadas à natureza de forma sustentável, como por exemplo: trilhas, camping, montanhismo, rapel, contemplação de aves, arvorismo, entre outras tantas atividades. 

Portanto, o Ecoturismo, Turismo Ecológico ou Turismo de Natureza - abrange as diversas áreas do entretenimento praticado junto à natureza, os quais são acessíveis a todo tipo de público, independente de gênero, idade ou condição social.

Já foi comprovado, cientificamente, que a natureza nos proporciona qualidade de vida e bem-estar, e dentre os diversos benefícios proporcionados, podemos dizer ela nos ajuda a reduzir os batimentos cardíacos e a pressão arterial, pois através dela estaremos mais predispostos a fazer atividades físicas - como caminhar, andar de bicicleta ou fazer trilhas.

A natureza é a "motivação" que nos ajuda a relaxar após uma semana puxada e estressante – numa cachoeira ou num acampamento, por exemplo. Então, independemente da conceituação, aposte na prática e faça qualquer uma delas!

O vídeo acima é um exemplo de Ecoturismo, Turismo Ecológico ou Turismo de Natureza - o ACAMPAMENTO, onde o praticante estará em contato direto com a natureza, usando dos recursos oferecidos por ela, mas com sustentabilidade. 


Resumindo - o Turismo de Natureza, também chamado de Ecoturismo ou Turismo Ecológico, envolve atividades ligadas à "natureza", desde que de forma sustentável, como trilhas, camping, montanhismo, rapel, arvorismo, observação de aves, cicloturismo, etc.

Esse tipo de turismo é democrático e acessível a todos, independentemente de idade, gênero ou condição social, já que alia lazer, aventura e contato direto com a natureza. 

Além de promover a diversão e o descanso, estas atividades também tem benefícios comprovados, para a saúde, ajudando a reduzir a pressão arterial, os batimentos cardíacos e o estresse do dia a dia, além de incentivar práticas físicas como caminhadas, passeios de bicicleta, natação, entre outras.

Estar em ambientes naturais, como em cachoeiras ou acampamentos, proporciona relaxamento e qualidade de vida, funcionando até como alternativa ao uso de medicamentos para combater ansiedade e cansaço, além de ativar a consciência ecológica de cada um, chamando a atenção para a manutenção e preservação da fauna e flora local

Entre os vários exemplos aqui apresentados, os quais possibilitam aproveitar os recursos naturais de forma sustentável, reforça-se a importância da preservação ambiental, enquanto se desfruta de experiências únicas, ao ar livre.

Comentários