🏝 ILHA DO MEL - PARANAGUÁ (PARANÁ/BRASIL)
ILHA DO MEL
Paranaguá - Paraná/Brasil
Um paraíso no litoral, assim denominada um dos mais belos atrativos turísticos do Paraná - a Ilha do Mel, na baía de Paranaguá - a qual encanta, quem a conhece!
Formada, basicamente, por ecossistemas de restinga e floresta Atlântica, o lugar se destaca como um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil.
Entre seus importantes atrativos naturais e históricos, estão as suas belas praias, a Gruta das Encantadas, a estação ecológica, um parque estadual, o Farol das Conchas e a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres.
Estas são as praias mais conhecidas da ilha:
Praia de Encantadas: A principal e mais movimentada da ilha, conhecida pela Gruta das Encantadas.
Praia do Farol: Outra praia importante, com vista para o farol.
Praia de Fora: Ideal para quem busca ondas e um local menos movimentado.
Praia da Fortaleza: Uma praia mais deserta, que abriga a histórica Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres.
Praia do Istmo: Localizada na parte central da ilha, é um ponto de chegada de barcos de outras partes da ilha.
Praia da Lagoa: Uma praia tranquila, com águas calmas.
Praia do Cedro: Um destino ideal para quem busca sossego e contato com a natureza exuberante.
O que fazer na Ilha?
🏞 Contemplar a natureza - Com fauna e flora exuberantes, passear pela Ilha do Mel é observar diversas espécies de pássaros e botos;
🏄♂️ Fazer turismo de aventura - Além de praticar mergulho, surfar e velejar, que tal sentir o vento no rosto em uma experiência radical? Na Ilha do Mel é possível realizar o Tandem - popularmente conhecido como Salto Duplo;
🧗 Fazer trilhas, caminhadas, escaladas - Como não são permitidos veículos automotores e de tração animal na ilha, o deslocamento é feito por trilhas ou pelas praias.
📢 Eventos na Ilha?
🎷 Jazz - O Jazz Festival leva ainda mais beleza à Ilha do Mel, quando os finais de semana do mês de agosto são recheados de música boa, gastronomia, diversão e praia, com uma programação única e gratuita.
🐟 Festa da Tainha - O evento acontece, normalmente, em julho, e vai muito além de apresentar apenas a excelente especialidade gastronômica da Ilha, a tainha - é uma festa que conta com shows musicais, oferecendo muita diversão e lazer.
"Vida de mochileira não é nada fácil, ainda mais quando é a nossa primeira vez em uma Ilha, onde mais parecia a "Ilha do Amor", haja vista a quantidade significativa de casais - homos e héteros, e eu lá - sozinha e aventureira, mas, foi com a minha persistência e animação, mesmo desajeitada e desprevenida, que eu sobrevivi a 4 dias na "ilha do amor" (só que sozinha... hehehe)
Pois é, foi assim que planejei esta minha aventura por dias seguidos, porque diferente de muitos, eu não queria passar o revellion/2022 na minha cidade, e menos ainda na minha casa, mas confesso, foi a "maior roubada", pois ficar num camping em pleno Revellion - com praia lotada, (sim, eu fiquei em um camping), onde a chuva de verão que rondava a ilha, também me rondou o tempo todo, parecendo até que sabia que eu não havia levado lona para jogar sobre a minha barraca, e pensou; "é bem esta aí que está solteirona que vou atormentar", e me atormentou! Pelo menos, na primeira noite.
Digamos que não foi a viagem dos meus sonhos - porque deu quase tudo errado! kkkkk.. Foi triste viu? Mas nunca mais uso barraca sem lona! Foi muita inexperiência na arte de acampar, pois peguei chuva direto, e em 4 dias de praia, somente 1 foi de sol, e ainda quando deitei na espreguiçadeira para tomar meu "merecido" banho de sol, eu dormi, e adivinhem? Queimou só a fachada desta que vos fala, e as costas voltou para casa "branquinha", pois já era o último dia, e eu tinha que tomar a barca de volta p casa, em menos de duas horas. Triste q só viu? Ter que voltar para casa com a "buzanfa" branca!! kkkkkkk
Enfim... E sobre a chuva sobre a minha barraca? Até nem me atingiu tanto, na verdade (minha barraca era nova e me protegeu 60% da chuva), pois chovia mais em volta dela, mas também porque os donos do camping - muito gente boa que foram, acabaram me emprestando uma lona "grandona" que cobria uma extensão maior, e daí a água nao parava em minha porta, mas claro, somente no 2º dia, após passar uma noite na chuva intensa!
E assim permaneci os 4 dias na ilha, e mesmo a chuva atrapalhando, naquele "chove e pára" - o tempo todo, eu sobrevivi e amei a Ilha, pois fiquei por mais tempo na Ilha de Encantadas, onde é mais agitada - altos shows em diversos bares - o que animava a noite na ilha, e também porque tinha mais gente "solteira" como eu por lá, para interagir, (pouco mas tinha, mas a maioria, adivinhem? Estavam namorando né? hehehe)
Mas com a boa vontade dos donos do camping, eu até consegui me livrar dos "perrengues" que passei na Ilha, e se puder, em outra ocasião, vou querer voltar, só que agora, mesmo que fique no camping novamente, vou preferir ir com alguém, porque ir a um lugar "paradisíaco" sozinha, é um saco, pois não tem quem tire fotos da gente, que nos acompanhe nas trilhas , que beba umas "brejas" junto, e até que namore com você na barraca, pq ouvi muito "ruidinhos suspeitos" por lá viu, e eu como? Nem vou dizer né? Vocé já sabe! kkkkkk.
Enfim, se precisarem do nome do camping (barateza) onde fiquei, é só pedir nos comentários! Eles são de confiança, muito solícitos, emprestam guarda-sol (lona, se precisarem também... hehehe) e ainda oferecem uma ótima infra estrutura - banheiros com chuveiros quentes e limpinhos, cozinha equipada que permite fazer nossas refeições, segurança para deixar nossos pertences enquanto vamos a praia, etc. Só não conseguiram mesmo, foi fazer parar de chover! kkkkk..."
(Por Lu Andrade, 10/09/2025)
E vc? Já foi à Ilha do Mel? Conta aí nos comentários, como foi a sua experiência?! Se foi tão bizarra quanto a minha, e olha que nem contei a metade do que rolou por lá!😉
Comentários