SIGA este BLOG

2.3 - AMÉRICA DO SUL


mapa-da-america-do-sul




AMÉRICA DO SUL




🔸️ A América do Sul, como um dos Subcontinentes da América, apresenta paisagens naturais muito diversas e uma enorme biodiversidade, abrigando a maior floresta tropical do mundo – a Amazônia. A população sul-americana é de mais de 434 milhões de habitantes, assim distribuída por 12 Países e alguns departamentos ultramarinos (região que pertence a um País, mas geograficamente não está ligada a ele/pertence a um País, mas está longe da sua sede). Trata-se de uma região com aspectos climáticos e geomorfológicos bastante diversos e únicos, que abriga feições como a Cordilheira dos Andes e a Planície Amazônica, além de uma enorme biodiversidade.

(FONTE: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/america-sul.htm)



PUBLICIDADE


🔸️  Com uma extensão de cerca de 17,8 milhões de km², a América do Sul comporta 6% da população mundial dividida em 12 Países, que são: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. Limita-se ao norte com a América Central, à leste com o Oceano Atlântico e à oeste com o Oceano PacíficoAtravessado pela Linha do Equador e pelo Trópico de Capricórnio, o Continente possui a segunda maior Cordilheira do Mundo, na Região Andina, que se estende desde a Venezuela até o Chile e Argentina. No vale do Amazonas encontramos a maior bacia hidrográfica do mundo, e também, a região de maior biodiversidade: a floresta Amazônica. O clima tropical úmido garante alta densidade pluviométrica em toda a região que se situa entre a Linha do Equador e o Trópico de Capricórnio, com algumas exceções, devido ao relevo. Na América do Sul podem ser encontradas diversas etnias e línguas diferentes, que vão desde o português e o espanhol (que são as mais faladas) até o caiapó e o bantu. O primeiro é um dialeto indígena e o segundo um dialeto de origem africana, trazido pelos escravos. A miscigenação, aliás, é uma característica típica do Continente Sul-Americano, que teve sua colonização baseada na exploração dos recursos naturais.

(FONTE: https://www.infoescola.com/geografia/america-do-sul/)


mapa-da-américa-do-sul



O TURISMO NA AMÉRICA DO SUL



👉  As terras sul-americanas são cheias de atrações incríveis! Para descobrí-las, basta escolher os destinos que mais têm a sua cara e embarcar em uma aventura na América do Sul! A diversidade de opções proporciona ao turista a chance de embarcar em qualquer época do ano. No verão há centenas de quilômetros de praias, lagos, rios e piscinas naturais que ficam cheias de pessoas, a fim de curtir o sol num descanso com a família e amigos. Já no inverno, os amantes dos esportes praticados na neve correm para as montanhas no sul da região, que guardam ótimas estações de esqui e resorts de primeiro nível. Na Argentina, por exemplo, têm uma boa variedade de atrações, começando pela capital Buenos Aires, onde os visitantes apreciam o clima histórico dessa grande metrópole que ainda mantém o charme dos seus tempos coloniais, mas sempre se modernizando. Um passeio obrigatório pela capital argentina é conhecer o lindo Teatro Colón, construído em 1908, com excelente acústica se torna palco de grandes apresentações de balé, óperas e música clássica. O destaque na gastronomia argentina é o churrasco e os seus cortes especiais de carnes, além de saborear massas, frutos do mar e deliciosas sobremesas.


PUBLICIDADE


👉  Quem está à procura de lazer na neve, a cidade de Bariloche é o local ideal para conhecer. As montanhas ficam cobertas no período de inverno (de junho a setembro), então milhares de turistas reservam as suas estadas com bastante antecedência. Por lá é possível esquiar, andar de snowboard e fazer caminhadas por lugares incríveis. Outro exemplo é o Brasil, com dimensões continentais, o Brasil é o maior País da América do Sul, além de ter também o maior número de habitantes. A extensão do seu território garante grande variedade de opções turísticas, desde as montanhas do sul até a Amazônia, no norte do País. Um clássico de uma viagem ao Brasil é conhecer o belo Rio de Janeiro, onde visitantes de todo o mundo rumam para a “Cidade Maravilhosa” para conhecer o desenho único da antiga capital da nação, que é recortada por morros, florestas, lagoas, rios e a baía de Guanabara. Já quem prefere curtir um friozinho brasileiro, que lembra a Europa, deve visitar as zonas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, onde no inverno há registros de neve, nas cidades com maiores altitudes, como São Joaquim e Urupema.  Já os turistas que gostam do contato com a natureza podem embarcar numa aventura pelo Jalapão, região que fica no Estado do Tocantins, cujo terreno tem cânions alaranjados cobertos de vegetação rasteira que se tornam grandes formações de morros, terminando em cachoeiras de tirar o fôlego. As cavernas e as piscinas naturais brasileiras são espetáculos que só podem ser descritos por poetas, dado a perfeição da mão da natureza! Nas paredes são encontrados desenhos feitos pelos habitantes pré-históricos do Jalapão, que contam a saga dos humanos que viviam nessa área.


PUBLICIDADE

👉  Outro destino turístico de grande relevância da América do Sul é o Chile. O País, com o melhor índice de desenvolvimento humano da América do Sul, é também um dos destinos turísticos preferidos dos brasileiros. Suas terras estão espremidas entre a imponente Cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico, criando paisagens que parecem ter saído de outro Planeta. Na região norte do Chile está o Atacama, o deserto mais seco do mundo. As principais atividades de Turismo levam o visitante a terrenos inóspitos, mas que rendem cenários lindíssimos. À noite, o céu limpo e estrelado é uma grande oportunidade de conhecer mais sobre o Universo. Por ali estão instalados os telescópios potentes, que buscam vida fora da Terra. Em Santiago, a capital do Chile, o turista encontra uma cidade moderna, segura, desenvolvida e cheia de atrações culturais, como o sensacional Museu de Bellas Artes, que guarda em sua coleção, as obras de artistas locais e estrangeiros, com enfoque para as pinturas, esculturas e fotografias. No bairro boêmio de Bellavista, você poderá saborear a culinária chilena nas centenas de bares e restaurantes que ficam na mesma região de uma das casas do escritor Pablo Neruda, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura, que hoje funciona como um memorial à obra e à vida desse importante personagem. 


👉  E finalizando as sugestões de principais destinos turísticos da América do Sul, apresento-lhes a cidade perdida de Machu Picchu como um dos atrativos turísticos mais visitados da América do Sul. Construída pela civilização Inca que habitava essa parte do Subcontinente, antes da chegada dos europeus, essa localidade é um Patrimônio da Humanidade que mostra como esse povo dominava tecnologias e ciências desconhecidas no Velho Mundo. Todos os anos milhões de pessoas se aventuram pelos terraços de pedras, perfeitamente esculpidas para serem encaixadas umas as outras. Para preservar as ruínas da cidade, o número de visitantes por dia é limitado, então o turista deve comprar os ingressos para essa atração com bastante antecedência. 

(FONTE: https://vemvoar.voeazul.com.br/dicas-de-destinos/mundo/america-do-sul/)


Bandeiras-dos-Países-da-América-do-Sul

👆 Bandeiras dos 12 Países da América do Sul e alguns Departamentos Ultramarinos (como a Guiana Francesa e outros)





AGORA VAMOS CONHECER OS 12 PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL




1 - ARGENTINA





📌  A Argentina é um País Sul-Americano situado na porção meridional do Continente. Possui 45 milhões de habitantes, tem os Andes como fronteira com o Chile, e sua capital é Buenos Aires. Possui mais de 2,7 milhões de km² de extensão, sendo assim, o segundo maior País do Subcontinente Sul-Americano. O território argentino apresenta grande variedade paisagística e climática, com destaque para uma parcela da Cordilheira dos Andes, a oeste, e a extensa região da Patagônia, ao sul. Com mais de 45 milhões de habitantes que desfrutam de boa qualidade de vida, Argentina é a segunda maior economia da América do Sul, sendo um grande produtor de soja, trigo e carne bovina, que são alguns de seus principais produtos de exportação. A qualidade de vida no País é uma das melhores do Subcontinente. 

(FONTE: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/argentina.htm)


📌  Sendo uma das potências da América do Sul, a Argentina é um País com grande potencial turístico e fortes tradições, além de paisagens espetaculares, que vão desde desertos à florestas úmidas da Patagônia. É um lugar excelente para os turistas, pois se mostra seguro, com uma gastronomia saborosa, vinhos maravilhosos, cultuam o tango ao invés do samba, adoram uma carne ao invés de feijão com arroz (como os brasileiros), amam Maradona em vez de Pelé, mas apesar das diferenças e rivalidades (em especial no futebol) tem muitas similaridades com o Brasil. O País tem um povo alegre, uma estrutura muito boa e paisagens encantadoras de norte a sul. 


📌  A capital, Buenos Aires, conquista os corações brasileiros e estrangeiros, pelos seus ares europeus e edifícios de arquitetura rebuscada. Em constante movimento e modernização, Buenos Aires tem bons restaurantes, vida noturna animada e oferece boas oportunidades para compras. Ela é o primeiro destino que muitos brasileiros visitam no exterior. A Argentina é formada por 23 províncias e uma cidade autônoma - Buenos Aires (igual ao Distrito Federal do Brasil). Na região do Grande Norte do País, os maiores destaques turísticos ficam por conta de Salta, que preserva sua arquitetura colonial e paisagens desérticas, e Puerto Iguazú, a versão argentina e mais simples de nossa Foz do Iguaçu (já que o Brasil divide as belas Cataratas do Iguaçu com o País vizinho). 


📌  Na região de Cuyo está Mendoza, próxima da fronteira com o Chile e que oferece excelentes vinhos, além das paisagens montanhosas da Cordilheira dos Andes e do Aconcágua, a montanha mais alta da América. No Centro ficam as províncias de Córdoba, entre Rios e Santa Fé, que além de grandes cidades, têm uma área de pampas com belas paisagens naturais. É preciso mencionar também, a província de Buenos Aires, que detém a maior parte da população do País e cuja capital é La Plata. Nessa província fica Mar del Plata, que ferve de pessoas durante o verão (é onde está a cidade autônoma de Buenos Aires).  Ao sul da Argentina fica a região da Patagônia, bastante extensa e onde estão algumas cidades muito procuradas pelos turistas, dentre elas Bariloche, Ushuaia e El Calafate. A possibilidade de esquiar, ver lagos, geleiras e os Andes na região, são os motivos que atraem muitos turistas. Com praias, neve e boa gastronomia, a Argentina tem a facilidade de estar próxima ao Brasil e possuir bons preços, principalmente nas passagens aéreas, o que a torna um País perfeito para ser visitado e revisitado várias vezes! 

(FONTE: https://guia.melhoresdestinos.com.br/categorias/argentina-51-cat.html)


📌 Para além da capital argentina, repleta de restaurantes bacanas e atrativos turísticos imperdíveis, como o tradicional bairro de La Boca, o País reserva ótimas surpresas e uma delas é a rica fauna marinha do Atlântico Sul, em Puerto Madryn e Comodoro Rivadavia, excelente destino para tirar belos cliques e levar na memória a imagem de uma paisagem privilegiada da região. Falando em paisagem, dê um pulo em El Calafate, para admirar os picos de granito, e em El Chaltén, sem esquecer, obviamente, do glaciar Perito Moreno. As cidades argentinas de inverno reservam resorts de esqui que encantam com o seu charme. E claro! Não podemos esquecer dos ótimos vinhos do País, classificados entre os melhores do mundo. Mendoza é a Meca da bebida na Argentina, mas Salta também não deixa a desejar em nada, no quesito qualidade. Vinícolas como a Catena Zapata e a Ruca Malen promovem degustações e oferecem almoços saborosos. 

(FONTE: https://viagemeturismo.abril.com.br/paises/argentina-2/)



bandeira-da-argentina


argentina


argentina


argentina


argentina


argentina


argentina


argentina


argentina


argentina


argentina


argentina


argentina


argentina


argentina


argentina


argentina


argentina


argentina


argentina


argentina


argentina


argentina


argentina


argentina


argentina


argentina


argentina


argentina


argentina





2 - BOLÍVIA





📌  Bolívia é um País de colonização espanhola localizado na América do Sul. Possui uma geografia bastante diversa, marcada pela Cordilheira dos Andes e pelo Lago Titicaca. Localizado na América do Sul, a história boliviana envolve a colonização espanhola e a disputa com os Países vizinhos, pela delimitação de fronteiras. Atualmente a Bolívia é uma economia em ascensão, possuindo uma geografia favorável à formação de muitos depósitos de minerais de alto valor econômico. A Bolívia possui cerca de 12 milhões de habitantes, governados por um sistema presidencialista e a população local, notadamente descendente de indígenas, tem hábitos culturais diversos. 

(FONTE: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/bolivia.htm)



📌  País localizado na porção andina da América do Sul, Bolívia tem sua economia baseada na exploração de combustíveis fósseis, como o gás natural. Bolívia, ou Estado Plurinacional da Bolívia, é um País Sul-Americano localizado na região conhecida como América Andina. O território boliviano é constituído por uma variedade de paisagens naturais marcadas pela presença da cordilheira dos Andes e do Altiplano, assim como de florestas e estepes, a depender da variabilidade do clima. Rico em recursos naturais, como gás natural e petróleo, sua população enfrenta um elevado índice de pobreza e desigualdade social, que o coloca entre os mais pobres Países da América do Sul. 

(FONTE: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/bolivia.htm)


📌  La Paz é a capital da Bolívia e é também uma das cidades mais altas do Planeta, com mais de 3.600 metros de altitude, e onde ficam o Palácio Legislativo e o Palácio Quemado, residência oficial do presidente boliviano. Cercada de montanhas, foi fundada pelos colonizadores espanhóis em 1548, guardando em suas ruas belíssimos monumentos e construções em estilos colonial e barroco. A Igreja de São Francisco é uma dessas obras emblemáticas da cidade, guardando em seu interior o mais bonito acervo de arte sacra da capital. No período colonial lá dos séculos 16 e 17, era a cidade mais rica do mundo. Tudo por causa do Cerro Rico, uma mina riquíssima de prata que é o símbolo da cidade. Foi tanto metal que saiu de lá, que dizem que seria possível construir uma ponte ligando à Espanha, apenas usando a prata extraída. 


📌  O maior e mais alto deserto de sal do mundo está na Bolívia. O Uyuni está a 3.600m acima do nível do mar e ocupa uma imensidão de 10.000 km² de extensão, se tornando destino dos turistas que chegam à Bolívia. Aos 3.800 metros de altitude, o lindo Lago Titicaca leva o título de lago navegável mais alto do mundo, sendo também o maior da América do Sul. O lago se estende tanto pelo Peru quanto pela Bolívia, mas é do lado boliviano que encontramos a que, segundo a lenda, foi o berço da civilização inca. 

(FONTE: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/conhecendo-a-bolivia.htm)


📌  Tem gente que vê a Bolívia como o País mais pobre da América do Sul e pensa que deve ser um lugar feio, perigoso e nada turístico. Se você é desses, não se deixe enganar - a Bolívia tem as paisagens mais belas da América do Sul, como o Salar de Uyuni e o Lago Titicaca, além de exóticas cidades cheias de atrações como La Paz, Potosí e Oruro. A Bolívia é um dos Países mais interessantes da América do Sul. Apesar de ser um dos menos desenvolvidos, suas fronteiras guardam paisagens de tirar o fôlego. O povo boliviano tem uma descendência indígena muito forte e suas tradições e cultura, estão preservados em seus costumes e afazeres diários.


📌  O país possui duas capitais: Sucre a sede constitucional,  e La Paz a sede do governo. La Paz está localizada a mais de 3.500 metros de altura, possui 2,3 milhões de habitantes. Em La Paz não deixe de fazer um citytour para conhecer o centro histórico. Uma das paradas obrigatórias é a Praça Murillo, principal espaço popular da cidade, onde está o marco zero. Uma curiosidade é o relógio na fachada do prédio Legislativo - ele possui a numeração ao contrário e ponteiros que giram no sentido anti-horário, simbolizando que os bolivianos são uma nação do sul, e não do norte. Vale a pena conhecer também as ruínas centenárias de Tiahunaco, uma civilização precursora dos Incas. Outro lugar que vale a visita é a região do Lago Titicaca. Esse é o lago navegável mais alto do mundo, e Copacabana é a principal cidade boliviana, às margens desse lago. O clima é de uma cidade praiana com muitos restaurantes e lojas. Copacabana é a praia dos bolivianos. De lá, saem passeios diários para conhecer a Isla del Sol e outros atrativos do lago Titicaca.


📌  Sucre e Potosi são lugares únicos. Sucre tem uma arquitetura colonial preservada e o incrível Parque dos Dinossauros, com réplicas em tamanho natural e autênticas pegadas destes gigantes ancestrais. Potosi, por sua vez, já foi uma das cidade mais importantes do Continente, especialmente devido ao Cerro Potosi, uma imensa montanha repleta de veios de Prata. O rico metal é retirado de lá há mais de 500 anos, e um tour permite conhecer o dia a dia dos garimpeiros. Um lugar imperdível na Bolívia é a cidade de Uyuni, localizada às margens de um salar imenso, a quem lhe empresta o nome. O Salar de Uyuni é uma das regiões mais impressionantes do mundo. Com mais de 10.000 km², essa planície salar branca permite ao turista tirar várias fotos incríveis e ainda conhecer os hotéis de sal e as comunidades tradicionais. 

(FONTE: https://goldtrip.com.br/conheca-a-bolivia/)


Bandeira Estatal da Bolívia 


bandeira-da-bolivia


Bandeira Nacional da Bolívia


bolivia


bolivia


bolivia


bolivia


bolivia


bolivia


bolivia


bolivia


bolivia


bolivia


bolivia


bolivia


bolivia


bolivia


bolivia


bolivia


bolivia


bolivia


bolivia


bolivia


bolivia


bolivia


bolivia


bolivia


bolivia





3 - BRASIL






📌 O Brasil é o maior País da América do Sul, com área de mais de 8,5 milhões de km². Tem como capital federal do País a cidade de Brasília. A população brasileira chegou a 213.317.639 habitantes em 2021, de acordo com o IBGE, sendo mais de 87% dela vivendo nos centros urbanos. São Paulo, capital do estado de mesmo nome, constitui a maior área urbana do Brasil, com 12 milhões de habitantes. A economia brasileira, embora liderada pelo setor terciário, se destaca também em áreas como a indústria petroquímica, automobilística e na produção agropecuária, que tem a soja como carro-chefe.

(FONTE: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/pais-brasil.htm)


📌 O Brasil tem um enorme potencial turístico em razão da diversidade cultural e principalmente pelas belezas naturais do imenso território, mas esse potencial ainda não é explorando em sua totalidade. O Brasil ocupa, na atividade turística, apenas 1% do fluxo mundial, no entanto, isso tem mudado. Entre os anos de 1995 a 2000, houve um aumento significativo no número de turistas que vieram ao Brasil, mudando o ranking de 43º para 29º, sem contar o Turismo interno, que gera um fluxo aproximado de 26,6 milhões anualmente.


📌 Outra alteração nesse segmento foi o aumento do número de brasileiros que fizeram Turismo no exterior - o aumento do fluxo de brasileiros foi propiciado principalmente pela estabilidade econômica do País (baixo valor do dólar), isso no início dos anos 90, porque depois o valor do dólar superou a moeda brasileira e determinou uma queda no fluxo de brasileiros, para fora do País. O Turismo tem um altíssimo potencial econômico, social, cultural e ambiental - esses itens são elementos extremamente ligados ao Turismo, pois estabelecem reciprocidade entre todos os envolvidos.


📌 O Turismo no Brasil é um grande gerador social de receita por gerar grande número de postos de trabalho - diretos e indiretos: cultural - pois preserva a identidade do lugar, como monumentos históricos; ambiental - por aliar renda e preservação, e um exemplo disso é o Ecoturismo, que só existe com a preservação do meio ambiente, organizando o espaço geográfico em face da necessidade de oferecer condições do andamento da atividade, como infraestruturas necessárias: hotéis, rodovias, meios de comunicação, entre outros. Em suma, o Brasil ainda tem muito o que desenvolver, pois a “indústria” do Turismo pode ser mais rentável que o setor industrial e rural, além de ser menos degradante. No mundo, esse é uma nova tendência econômica.

(FONTE: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/o-turismo-no-brasil.htm)


📌 Sendo um País imenso e diverso, o Brasil reúne alguns dos biomas mais surpreendentes do mundo! Não precisa ir muito longe para fazer um safári, um mergulho com tubarões, conhecer as comunidades tradicionais, passear de balão ou mesmo visitar uma (ou centenas) de ilhas paradisíacas. Mas é justamente pela grande variedade e possibilidades de Turismo no Brasil, é que acabamos confusos na hora de escolher qual o lugar mais lindo para viajar. No momento em que você programar a sua viagem, os primeiros passos deverão ser: escolher o que você está buscando - praias, cachoeiras, montanhas ou dunas; se quer relaxar em uma pousada charmosa ou se aventurar em um acampamento selvagem. Lembrando que você não precisa escolher um  destino para viajar, mas sim fazer um tour, explorando mais de um local, nas proximidades, e desfrutando ainda mais da viagem.



bandeira-do-brasil


brasil


brasil


brasil


brasil


brasil


brasil


brasil


brasil


brasil


brasil


brasil


brasil


brasil


brasil


brasil


brasil


brasil


brasil


brasil


brasil


brasil


brasil


brasil


brasil


brasil


brasil


brasil


brasil


brasil


brasil


brasil


brasil


brasil


brasil





4 - CHILE





📌  O Chile é um País localizado na América do Sul, e tem como capital o município de Santiago. Dispõe de um extenso litoral banhado pelo Oceano Pacífico - a oeste, e conta com a presença da cordilheira dos Andes - a leste, o que lhe confere um relevo montanhoso. Possui climas muito diversos que vão desde o seco - ao norte, e à úmido - ao sul do País, proporcionando uma paisagem bastante heterogênea. Grande exportador de cobre, o Chile se consolida atualmente como uma das maiores economias latino-americanas. 

(FONTE: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/chile-1.htm)


📌  O Turismo no Chile, um dos Países mais visitados da América do Sul, agrada a quase todos os perfis de turistas. O País tem uma grande variedade de destinos: já viu um lugar com praia, neve e deserto? Pois é! Por ocupar um pedaço fino, mas bem longo, que vai da divisa com o Peru e Bolívia, até o ponto mais extremo sul da América, o Chile tem um clima bem variado. Além disso, como fica localizado entre o Pacífico e a Cordilheira dos Andes, o Chile reserva paisagens belas e diferentes. A interessante capital Santiago fica bem no meio do País, sendo esta o ponto de partida para conhecer os outros destinos no Chile, tanto ao Sul, onde se encontra a Patagônia Chilena, quanto ao norte, no Deserto do Atacama. O Chile é um País com clima e paisagens diversas e que fazem a diversão de toda a família. Não é à toa que recebe milhares de turistas ao longo do ano. Para se ter ideia, em 2017, foram quase 6,5 milhões de viajantes, sendo a maioria da Argentina e do Brasil.


📌  O Chile possui lugares lindos para visitar e em total contato com a natureza, pois para quem gosta de atividades e passeios ao ar livre, o Chile tem uma variedade de paisagens exuberantes. Se você quer praia, deserto, neve, vulcão ou montanhas, têm também! Ou seja, o leque de opções para visitar no Chile é amplo e agrada a todo mundo. Com tanta diversidade de atrativos, saber o que fazer no Chile dependerá muito do seu tempo de permanência no País e seu objetivo principal, uma vez que você pode optar apenas por ver neve ou apenas circular pelo deserto. De qualquer maneira, sua porta de entrada será a capital chilena, Santiago. Por isso, você precisa saber onde ficar em Santiago, com dicas de bairros, hotéis, como também o que comer em Santiago, para saber onde ficam os melhores restaurantes e pratos típicos chilenos que valem a pena experimentar.


📌  Assim, ao chegar no Chile descubra a melhor maneira de sair do aeroporto de Santiago e entenda como funciona o transporte público na capital chilena. Santiago é encantadora, cheia de cultura e atrativos para vários gostos. Estando na cidade, você poderá visitar o bairro Providencia, uma região bem turística, cheia de atrativos como o Museu do Pablo Neruda, bares, restaurantes e shoppings. No entanto, antes de se jogar às compras nos shoppings de Providencia, confira as dicas de compras em Santiago do Chile, para descobrir o que comprar e onde é mais barato. Santiago tem ares bem europeus e muitos museus interessantes para conhecer, inclusive, dá para conhecer Santiago de metrô. Se vai viajar com crianças, não tem problema, há muito o que se fazer em família, em Santiago. Com tudo isso de dicas, você já pode montar um roteiro para Santiago (de 3 a 7 dias). Mas, se sua viagem ao Chile permitir mais tempo, para explorar além da capital, veja o que visitar nas cidades aos arredores e também o que fazer no Chile, a partir de Santiago. 

(FONTE: https://www.queroviajarmais.com/chile/)


bandeira-do-chile


chile


chile


chile


chile


chile


chile


chile


chile


chile


chile


chile


chile


chile


chile


chile


chile


chile


chile


chile


chile


chile


chile


chile


CHILE





5 - COLÔMBIA







📌 A Colômbia é um País da América do Sul que foi amplamente explorado pelos colonizadores espanhóis, até a sua independência. O País possui belas riquezas naturais e a presença de muitos minérios. Economicamente, a Colômbia é uma importante produtora de bens primários. A população da Colômbia desfruta de um elevado nível de desenvolvimento humano. A geografia colombiana é marcada pela biodiversidade expressiva e pelo relevo com pontos de elevada altitude. O Turismo é uma parte importante da economia da Colômbia, visto que é um grande gerador de emprego e renda no País, especialmente na sua região litorânea. 


📌  A Colômbia conta com paisagens geográficas bastante particulares, com destaque para os parques de vegetação tropical, o litoral recortado e, ainda, as ilhas caribenhas. As cidades de Bogotá e Medellín são centros importantes do Turismo de Eventos e Negócios, enquanto a ilha de San Andrés destaca-se no Ecoturismo. Por sua vez, a cidade de Cartagena das Índias, com seu belo casario colonial preservado, é considerada o principal centro turístico da Colômbia. A Colômbia é um País que vem passando por um processo de modernização em sua infraestrutura, com investimentos importantes no transporte e na energia. 


📌  A rede de transporte da Colômbia é bastante diversa, com destaque para a ampla estrutura aeroviária, além dos portos e ferrovias. O País também possui destaque no transporte de massa por meio dos teleféricos. Já na energia, apesar do amplo uso de fontes fósseis, a Colômbia tem procurado diversificar sua matriz energética por meio de investimentos em fontes renováveis, como eólica e solarEm relação ao serviço público, a Colômbia tem aumentado as taxas de atendimento na saúde e na educação. No mesmo sentido, o País tem investido em questões como a distribuição de água e no tratamento do esgoto. As redes de comunicação do País também têm ampla abrangência no território nacional. 


📌  O Turismo na Colômbia vem ganhando cada vez mais força. Muitos turistas em busca de praias do Caribe, por um preço mais acessível, estão programando uma viagem para Colômbia. Isto porque parte do País é banhado por este mar maravilhoso. Além disso, existem várias ilhas da Colômbia no Caribe! Cartagena das Índias é a principal cidade turística do Caribe Colombiano, e também ponto de partida para outras ilhas. Mas, é claro que os atrativos turísticos não se resumem apenas às praias da Colômbia. Se quiser conhecer mais da cultura colombiana, na capital Bogotá e seus arredores, você verá lugares incríveis! No país existem até mesmo vulcões nevados! Medellín é outro destino que pode ser bem interessante, pois é uma das maiores cidades, além de ser bem animada. 


📌 A Colômbia é um País maravilhoso e com atrativos turísticos para todos os gostos de turistas, desde aqueles que curtem praias do Caribe Colombiano, até os que que gostam de lugares históricos. Entender o mapa turístico da Colômbia é uma boa maneira de conhecer as regiões do País: Costa do Caribe, Cordilheira dos Andes e Região Amazônica. Descubra quais mais te interessam e ainda quais são as melhores para o Turismo. O país tem atrativos turísticos imperdíveis que vão desde museus até lugares paradisíacos. Se destacam como principais atrações da Colômbia a Catedral de Sal, que fica pertinho da capital Bogotá, e o Cerro Monserrate, um santuário a 3.152 metros de altitude, em Bogotá. 


📌  Além de descobrir tudo sobre o Turismo na Colômbia, seja nas cidades do litoral do Caribe ou nas mais urbanas, sempre vale a pena pesquisar sobre o calendário dos eventos e feriados colombianos. Conhecer esses detalhes vai te auxiliar no planejamento do roteiro, na hora de decidir sobre a data da viagem, uma vez que algumas das festas típicas podem te interessar. Por falar em praia, o verão na Colômbia é bem procurado pelos turistas. Essa é uma das melhores épocas para visitar a Colômbia. Porém, caso você curta as baixas temperaturas, poderá encontrá-las nas altas atitudes que fazem com que a Colômbia no inverno, tenha clima mais frio e as paisagens fantásticas. 

(FONTE: https://www.queroviajarmais.com/colombia/)


bandeira-da-colombia


colombia


colombia


colombia


colombia


colombia


colombia


colombia


colombia


colombia


colombia


colombia


colombia


colombia


colombia


colombia


colombia


colombia


colombia


colombia


colombia


colombia


colombia


colombia


colombia


colombia


colombia


colombia


colombia





6 - EQUADOR





📌  País Sul-Americano, o Equador é banhado pelo Oceano Pacífico e faz fronteiras com Colômbia e Peru. Localizadas a 960 quilômetros de distância da porção continental, as ilhas de Galápagos, que foram analisadas por Charles Darwin durante a elaboração da Teoria da Evolução das Espécies, também pertencem ao Equador. Ex-colônia espanhola, junto à Colômbia, Panamá e Venezuela, passou a integrar a Federação da Grã-Colômbia. Entretanto, em 24 de maio de 1830, o Equador tornou-se um estado autônomo, obtendo a independência nacional. 


📌  O país possui extensão territorial de 283.561 quilômetros quadrados, sendo “cortado”, na porção norte, pela linha do Equador, fazendo com que uma parte se localize no Hemisfério Setentrional, e outra no Hemisfério Meridional. A porção noroeste abriga duas grandes cadeias montanhosas da Cordilheira dos Andes. Entre elas há um planalto central, onde se localiza a capital, Quito. O País também possui grandes extensões territoriais cobertas pela selva amazônica. Com aproximadamente 13,6 milhões de habitantes, o Equador apresenta densidade demográfica de 48 habitantes por km², e a taxa média de crescimento anual é de 1%. A maioria dos habitantes reside em áreas urbanas (66%). 


📌  Quito é habitada por 1,4 milhão de pessoas, enquanto Guayaquil, cidade equatoriana mais populosa, possui 2,5 milhões de habitantes. A economia nacional é impulsionada pela produção e exportação de petróleo (responsável por 40% das exportações). O País possui grande riqueza mineral, com destaque para o ouro, prata, chumbo e zinco. O setor industrial atua nos segmentos têxteis, produtos eletroeletrônicos, alimentícios, madeireiros, papel e petroquímico. A agricultura, por sua vez, baseia-se no cultivo de café, cacau, milho, batata e principalmente, a banana. 

(FONTE: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/equador.htm)


📌 O Turismo é uma atividade econômica terciária, cuja importância tem crescido para a economia do Equador. Recentemente, o número de turistas que chegam ao Equador saltou de 1,6 milhão para 2,5 milhões ao ano, de acordo com a ONU, atraídos pela paisagem natural bastante diversa do País, pela sua história e pela riqueza cultural equatoriana. As Ilhas Galápagos figuram entre os principais atrativos turísticos do Equador. O local é mundialmente conhecido pela grande biodiversidade de espécies endógenas, encontradas somente no arquipélago. Por essa razão, 97,5% do território de Galápagos está sob proteção desde 1959. Também banhadas pelo Pacífico estão as cidades de Guaiaquil, Salinas e Montañita. O Parque da Metade do Mundo (Parque de la Mitad del Mundo) fica próximo à Quito e abriga o monumento que indica a passagem da Linha do Equador, que divide o Planeta em dois hemisférios. A Reserva Chimborazo e as cidades inseridas na Amazônia, também são destinos turísticos do Equador.

(FONTE: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/equador.htm)


📌  Com um rico passado colonial e indígena, o Equador é uma colcha de retalhos de identidades étnicas. O País exibe ainda uma impressionante variedade natural, que inclui uma costa com mais de 2.200km, e seu território abriga parte dos Andes e da Amazônia, em uma área aproximadamente do tamanho do Rio Grande do Sul. Além disso, o País possui o arquipélago das Galápagos - ilhas vulcânicas cuja rica e exclusiva fauna, serviu de base para Charles Darwin elaborar sua teoria da evolução. 

(FONTE: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-63596928)


bandeira-do-equador


equador


equador


equador


equador


equador


equador


equador


equador


equador


equador


equador


equador


equador


equador


equador


equador


equador


equador


equador


equador


equador


equador


equador


equador


equador




7 - GUIANA





📌 A Guiana está localizada no extremo norte da América do Sul, e seu território faz fronteiras com o Brasil (ao sul), Venezuela (a oeste) e Suriname (a leste), além de ser banhado pelo oceano Atlântico (ao norte). A maior parte do território é um planalto baixo, coberto por florestas e privilegiada por recursos hídricos. A região litorânea é a que possui maior concentração populacional. A área que atualmente corresponde à Guiana era ocupada por arauaques, caraíbas e uaraus. A economia da Guiana baseia-se no setor primário, os principais produtos agrícolas são a cana-de-açúcar, mandioca, frutas e arroz. A mineração é uma atividade muito importante para a economia nacional, sendo a bauxita, o produto de maior destaque. O setor industrial é pouco desenvolvido, atua com baixo nível de desenvolvimento tecnológico e é extremamente dependente de investimentos estrangeiros. 

(FONTE: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/guiana.htm)


📌  A Guiana, também conhecida como Guiana Inglesa ou Guiana Britânica, é um país da América do Sul. Sua capital é Georgetown e o idioma oficial é a língua inglesa, embora outros idiomas e dialetos de origem caribenha sejam utilizados no cotidiano, por uma parcela da população. É o único País da América do Sul que possui como língua oficial o inglês. A Guiana está localizada totalmente ao norte da linha do Equador. Faz fronteira ao sul e sudoeste, com o Brasil, na sua porção ocidental limita-se com o Suriname e a noroeste com a Venezuela. Já na porção norte e nordeste, o País faz limite com o Oceano Atlântico. Seu território tem uma área de 214.969km². 


📌 A Guiana possui 777.859 habitantes, desigualmente distribuídos em seu território. A maior concentração populacional encontra-se em uma faixa da porção norte do País, próxima ao Atlântico. É nessa região que se encontra a capital Georgetown. A população da capital, conta com uma divisão étnica importante. Uma maioria de origem indiana e uma parcela um pouco menor de pessoas de origem africana, protagonizam uma rivalidade cultural e socioeconômica, que gera conflitos e desigualdade social. Além desses dois grupos, a população é constituída também por uma pequena parcela de pessoas mestiças, de origem indígena, europeia e chinesa. 


📌A base da economia guianense está concentrada no setor primário, em especial nas atividades agropecuárias. A produção de arroz e açúcar têm destaque, na agricultura do País, e são os produtos mais exportados. O cultivo do arroz é resultado da chegada dos indus, por volta de 1850, que se dedicam até os dias de hoje, a este cultivo. A indústria açucareira também é significativa para a economia da Guiana. As atividades extrativistas, especialmente a mineração do ouro e de pedras preciosas, como o diamante, têm experimentado um crescimento significativo nos últimos anos. 

(FONTE: https://www.infoescola.com/geografia/guiana/)


📌 Falando em Turismo, a Guiana fica localizada ao norte do Brasil, bem em cima de Roraima e do Pará, e se chama República Cooperativa da Guiana, mais conhecida como Guiana Inglesa. A capital do País é Georgetown, e a língua oficial é o inglês. Os brasileiros costumam ir à Lethem, que é uma cidade para o Turismo de Compras, e fica próximo à Roraima. Lá são encontrados facilmente produtos como perfumes, roupas e alimentos de vários tipos.  Sair de carro do Brasil para chegar à capital da Guiana não é uma boa opção, pois as estradas do País não são bem pavimentadas. De Lethem tem vôos para Georgetown (que fica no outro extremo do País), e guarda os principais atrativos turísticos, entre eles, a Catedral de São George e o Museu Nacional da Guiana. 


📌  Georgetown é rica em diversidade, muito eclética e tem influências europeias, indianas e ameríndia. Pelas ruas, vários edifícios e o mercado central Stabroek Market, são ótimas pedidas para entender mais sobre a cultura local. Um outro famoso atrativo do País são as Cataratas de Kaieteur, um conjunto de quedas d'água que faz com que o visitante tenha experiências únicas com a 6ª maior cachoeira do mundo, que tem 226 metros de altura. No esporte, a preferência é pelo críquete, um esporte que envolve bolas e tacos e que lembra bastante o basebol. A Guiana é banhada pelo mar e até tem uma opção para passeio na orla, no entanto, a área é bem suja e as pessoas não costumam entrar nas águas. E para beber, é importante estar atento e preferir água mineral, sempre! 

(FONTE: https://portalamazonia.com/noticias/paises-esquecidos-da-amazonia-conheca-a-guiana-inglesa-e-suas-belezas)


bandeira-da-guiana


guiana


guiana


guiana


guiana


guiana


guiana


guiana


guiana


guiana


guiana





8 - PARAGUAI





📌  O Paraguai é um País Sul-Americano do interior (que não possui mar). Esse País faz fronteira com o Brasil, Argentina e Bolívia. De forma irregular, alongada na direção noroeste-sudeste, ocupa uma superfície de 406.752km². Limita-se ao norte e a noroeste com a Bolívia, a leste e nordeste com o Brasil, e ao sul, sudeste e oeste com a Argentina. A ação colonizadora das missões jesuíticas permitiu a sobrevivência de grande proporção de índios guaranis e o longo isolamento político do Paraguai, depois da independência, conferiram ao País, um caráter étnico peculiar que o diferencia nitidamente de outras nações latino-americanas. Em sua quase totalidade, a população paraguaia descende da mestiçagem entre índios guaranis e os conquistadores espanhóis. A população indígena pura é representada por pequenos grupos humanos dispersos pela região do Chaco.


📌  Mais de 95% dos paraguaios residem no oeste do país, enquanto o imenso Chaco permanece praticamente despovoado. A capital, Assuncion  (Assunção), é a única cidade que cresceu bastante, demográfica e comercialmente, no final do século XX. Outras regiões são Lambaré, Fernando de la Mora, Villarrica e os portos fluviais de Concepción no rio Paraguai, e Encarnación, no rio Paraná.  De crescimento recente, Pedro Juan Caballero, junto à fronteira com o Brasil, é o centro de uma zona de colonização agrícola, enquanto Ciudad del Este (antes Puerto Presidente Stroessner) deve seu desenvolvimento ao impulso econômico decorrente da construção da usina hidrelétrica de Itaipu, e a sua posição como centro de comunicações fluviais e terrestres. 

(FONTE: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/paraguai-1.htm)


📌 Ciudad del Este está localizada no extremo leste do Paraguai, às margens do Rio Paraná e é responsável por metade do PIB paraguaio e é a terceira maior zona franca de comércio do mundo (após Miami e Hong Kong). Ciudad del Este faz parte de um triângulo internacional conhecido como Tríplice Fronteira, que envolve também Foz do Iguaçu, no estado brasileiro do Paraná, e Puerto Iguazú, na Argentina. As três cidades são separadas, umas das outras, pelo Rio Paraná e pelo Rio Iguaçu. Com uma aglomeração urbana a 387.000 habitantes (2010), Ciudad del Leste é a segunda cidade mais populosa do Paraguai, ficando apenas atrás da capital Assunção, que tem 742.000 habitantes. O grande atrativo da cidade é seu intenso comércio de produtos com preços muito baixos. Os mais procurados são: eletroeletrônicos, brinquedos, bebidas, joias e perfumes, que são importados através de sua zona franca.


📌  De Foz do Iguaçu, pode-se atravessar a Ponte da Amizade a pé, pois são apenas 10 minutos de caminhada. Mas se preferir, há um grande número de táxis e vans que fazem a travessia. Se for de carro, saiba que o trânsito de veículos em Ciudad del Este é caótico e lento, devido ao grande movimento de suas ruas apertadas. Uma boa dica é deixá-lo guardado no estacionamento do Shopping Del Este, que fica ao lado da Aduana, bem na saída para a ponte, facilitando o retorno ao Brasil. O comércio se concentra principalmente ao redor das avenidas San Blás e Monsenhor Rodriguez. Existem muitas lojas e centros de compras, como os sofisticados Shopping Del Este e Sax, além dos tradicionais Monalisa, Lailai, Jebai, Casa China e Shoppings Americana e Barcelona. É sempre bom ter cuidado com assaltos, por isso leve o dinheiro num lugar seguro e deixe sacolas ou mochilas na sua frente e bem firme. Na volta, quando tiver cheio de mercadorias, pegue um táxi ou van, para atravessar a ponte. 


📌  A língua mais falada no Paraguai é o guarani, mas o espanhol também é bastante utilizado, sendo que a maioria da população é considerada bilíngue. Esses são os dois idiomas oficiais do País. A grande maioria da população, nesse, caso é descendente de índios guaranis e de colonizadores espanhóis. A culinária do Paraguai é muito rica - com pratos únicos e saborosos. Você não pode deixar de experimentar a sopa paraguaia, chipa, tortilha, chipa guazu, kivevé, vori vori, mbejú, guiso popó, puchero, entre outros. Tem opções para todos os gostos, sendo que a grande maioria dos pratos da culinária do Paraguai tem origem indígena. 


📌  Também podemos notar essa tradição no artesanato, com trabalhos em fibras naturais, sementes, madeiras, penas, entre outros materiais - que podem ser encontrados nos lindos colares, tapeçarias, brincos, além de bordados e uma grande variedade de produtos. A capital e maior cidade do Paraguai é Assunção, uma das cidades mais antigas da América do Sul. Considerada calma e tranquila, possui grandes construções cheias de história. Os locais mais visitados da capital são: Panteão Nacional dos Heróis, Centro Cultural da República, Museu Godói, Museu Do Barro, Igreja da Encarnação, Catedral Metropolitana, Jardim Botânico, Casa da Independência, Casa da Cultura, Palácio Presidencial, e muito mais.


📌  Agora se sua viagem ao Paraguai tem como objetivo as “compras”, Ciudad Del Este é o lugar certo! Infelizmente a cidade é suja e o trânsito uma bagunça, mas lá você encontra produtos dos mais variados: brinquedos, bebidas, perfumes, roupas, eletrônicos e muito mais. Existe um grande número de barracas espalhadas pelas ruas. Tem que se tomar cuidado ao comprar nesses lugares, porque dependendo do produto, este pode não ser confiável. Você também deve ficar atento à segurança, pois há um grande número de pessoas nas ruas. O ideal é sempre pedir para testar os produtos antes de comprá-los, principalmente os eletrônicos. 


📌  Ciudad Del Este também é a cidade que abriga a Usina Hidrelétrica de Itaipu, juntamente com Foz do Iguaçu, sendo esta, a que atrai milhares de visitantes durante o ano. A dica é pegar um avião até Foz do Iguaçu para economizar na viagem e atravessar a fronteira para chegar até Ciudad del Este. A natureza encontrada no Paraguai também merece destaque, sendo ideal para quem gosta de caminhadas, praticar diversas atividades ou para descansar apreciando a paisagem. O Lago Ypacaraí, o Parque Histórico de Cerro Corá, a zona de Ybycui, são alguns exemplos disso. Ter oportunidade de viajar para algum destino é ter o prazer de conhecer a história, a cultura e as tradições desse lugar. 

(FONTE: https://www.vidadeturista.com/viagem/paraguai)



bandeira-do-paraguai


paraguai


paraguai


paraguai


paraguai


paraguai


paraguai


paraguai


paraguai


paraguai






9 - PERU






📌 O terceiro maior País Sul-Americano possui vários motivos para encantar qualquer turista! O Peru compartilha com alguns Países vizinhos, uma de suas maiores riquezas naturais: a Cordilheira dos Andes! Ela Cruza o País, de norte a sul, abrigando 84 ecossistemas e variadas regiões geográficas. Cheio de histórias gravadas em blocos de pedras maciças e estampadas na face de um povo fascinante, o território peruano oferece maravilhas aos turistas. O que há de bom no Peru, além das construções do período imperial? Talvez a vibração da energia das ruínas e os locais sagrados para os Incas, a civilização fortíssima que perdurou por tanto tempo na região, ou talvez, a cultura que tem a inserção de elementos trazidos dos povos que imigraram para o local com a variedade artística da época pré colombiana, cheia de música, dança e artes típicas, ou ainda os restaurantes renomados, pois o País possui uma das gastronomias mais famosas do mundo - composta de pratos ricos e diversos.


📌 Em terras peruanas você conhecerá as tradições de povos indígenas (de cada uma das suas diversas civilizações) e dos conquistadores espanhóis chegados no século XVI. O Peru é um destino dos sonhos para quem quer fazer uma viagem incrível e relativamente econômica, já que com toda a riqueza que tem, também oferece momentos inesquecíveis para quem busca diversidade, autenticidade cultural, natureza e gastronomia, que carregam a essência da própria vida. O País é muito extenso, não sendo possível ver todas as suas maravilhas em uma única viagem, já que o Peru é um dos países de paisagens mais lindas e atrações mais variadas de todo o continente. Programar-se para viajar ao Peru apenas para conhecer Machu Picchu seria um desperdício de passagem. É que além da cidade perdida dos Incas, existem muitos outros atrativos turísticos imperdíveis para serem visitados! Resumidamente, apresento-lhe - Lima, a capital do Peru! Cusco - a capital arqueológica da América do Sul. O  Vale Sagrado nos Andes Peruanos e uma das cidades mais atraentes do Peru - Machu Picchu (em quíchua Machu Pikchu, “velha montanha”). 

(FONTE: https://www.segurospromo.com.br/blog/o-que-fazer-no-peru/)


📌Este país milenar dos incas vem se desenvolvendo econômica, cultural e socialmente, se preparando assim para receber turistas do mundo todo, de maneira hospitaleira. O Peru é um País mágico, com paisagens naturais de tirar o fôlego, gastronomia entre as melhores do mundo, cultura e história sem igual e atrações para todos os estilos de turistas, ou seja, simplesmente perfeito! Mas não é só por isso que você precisa viajar ao Peru, pois existem inúmeros outros motivos e listamos alguns deles abaixo:

  • O Peru possui uma das 7 maravilhas do mundo moderno - Machu Picchu, a cidadela perdida dos Incas, do século XV, que foi descoberta no século passado, onde você visualiza a harmonia da natureza junto ao trabalho perfeito da sua arquitetura. Para os brasileiros é um destino turístico próximo, já que um vôo para o Peru leva em torno de 6h. Ideal para quem não tem muito tempo para viajar e quer aproveitar ao máximo o destino.
  • Outra vantagem é que não é necessário passaporte para viajar ao Peru. O País faz parte do Mercosul, portanto, o único documento exigido para brasileiros é o RG (Documento de Identidade). Rápido e fácil! E para quem quer economizar, o País também é uma excelente opção, já que os passeios, a alimentação e outros costumam ser mais em conta.
  • O Peru é um País diversificado e todos podem apreciar suas manifestações culturais expressadas em seu folclore, gastronomia, costumes e tradições, conservadas até os dias de hoje. No Peru, com certeza você encontrará opções de atividades perfeitas para você, independente do seu estilo e objetivo. 

(FONTE: https://blog.viagensmachupicchu.com.br/a-historia-de-machu-picchu/)


bandeira-do-peru

peru


peru


peru


peru


peru


peru


peru


peru


peru


peru


peru


peru


peru


peru


peru


peru


peru


peru


peru


peru


peru


peru


peru


peru


peru


peru


peru


peru


peru


peru


peru


peru


peru


peru


peru


peru





10 - SURINAME





📌 O Suriname é o menor País independente da América Latina e como suas nações vizinhas, passou por um longo período de colonização europeia, tornando-se independente apenas na segunda metade do século XX. Os holandeses ocuparam o Suriname, que antes era chamado de “Guiana Holandesa”, até 1975, quando rebeliões e instabilidade política levaram o País a conturbações internas, que até hoje marcam o seu desenvolvimento social e econômico.  Além disso, o território passou por 100 anos de dominação espanhola, sofrendo ataques de franceses e ingleses e todos os tipos de disputas. Atualmente, embora ainda existam muitas questões internas a serem resolvidas, o País vem atraindo turistas interessados em suas lindas paisagens, que misturam praias e florestas tropicais, além da sua distinta gastronomia e história riquíssima!


📌 O Suriname está localizado no nordeste da América do Sul e grande parte do seu território é tomado pela Floresta Amazônica. Além disso, faz fronteira com a Guiana, pelo lado ocidental, Guiana Francesa a leste e com o Brasil ao sul (com os estados do Pará e do Amapá). Outra vantagem é que como estamos falando de um País de língua estrangeira, será mais difícil obter informações dos cidadãos. Por isso, é importante ter noção do lugar que está visitando. É aconselhável anotar os locais de interesse como: hotel, aeroporto, restaurantes e lojas, além dos monumentos e dos  locais históricos. A boa notícia é que para nós brasileiros, o voo de Belém, no Pará, até Paramaribo - a capital do Suriname, dura apenas uma hora e meia! A primeira coisa que você precisa saber é que o Suriname é um destino turístico para quem gosta muito de contato com a natureza. A maior parte do território é tomada pela floresta tropical e por savanas desabitadas. 


📌 Então, prepare-se para fazer passeios de 4X4 em trilhas de matas fechadas, observando a fauna  e contemplando paisagens ainda pouco desbravadas. São diversos parques e reservas ambientais para se percorrer, além de praias como Galibi, a turística Branco, Braamsput e Matapica. A diversidade cultural também é muito interessante nesse País. Não há uma predominância de fé relevante, mas as religiões mais praticadas são o hinduísmo, o islamismo, o catolicismo e o protestantismo. Uma parte muito legal de fazer Turismo em outros Países, é entender como vive a população local - os nativos. E para saber como é a vida no Suriname, precisamos entender um pouco os nativos. O País vive principalmente da exploração de minérios como a bauxita, sendo um dos maiores exportadores do mundo desse material, e grande parte dos nativos trabalham nas minas. Culturalmente, a história do Suriname demonstra que a miscigenação entre europeus, asiáticos, indígenas e negros, gerou uma população multiétnica com diversas expressões religiosas e populares. 

(FONTE: https://www.segurospromo.com.br/blog/suriname/)


📌  Injustamente ainda desconhecido, o Suriname tem atrações que o permitem competir de igual para igual, com os principais destinos turísticos da América do Sul. Cidades modernas, com casas noturnas, lojas e restaurantes incríveis, convivem harmoniosamente com rios caudalosos e densas selvas. O País ainda conserva traços do colonialismo britânico e holandeses sem, no entanto, deixar de lado as heranças africanas, indígenas e asiáticas. Como se vê, o Suriname é um verdadeiro caldeirão cultural e histórico, sem falar na profusão de idiomas que ouvimos nas ruas. Afinal, são várias etnias, como indianos, indonésios, holandeses, britânicos, chineses, além das línguas africanas e indígenas, responsáveis por compor a população heterogênea do País. 


📌 O Suriname é um destino de férias que se encaixa em qualquer época do ano, graças ao clima tropical quente e úmido, além das temperaturas médias entre 29-34ºC, predominantes. Suas principais atrações turísticas podem ser divididas em duas regiões geográficas, sendo elas a área costeira no sul do Suriname e a parte norte, com florestas tropicais, savanas e cadeias de montanhas. A língua oficial do País é o holandês e sua capital, Paramaribo. A cidade simboliza a mistura entre América do Sul e Europa, especialmente no seu centro histórico reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO. O Suriname faz fronteira com os estados brasileiros do Pará e Amapá, integrando a Amazônia Internacional. 

(FONTE:https://rotasdeviagem.com.br/turismo-no-suriname-pontos-de-interesse-para-voce-conhecer/)



bandeira-do-suriname

suriname

suriname

suriname

suriname

suriname

suriname

suriname

suriname



11 - URUGUAI




📌  O Uruguai é o segundo menor País da América do Sul. Apesar disso, dispõe de elevada qualidade de vida e economia desenvolvida, voltada para a exportação e serviços em geral. Fazendo fronteira com o Brasil e a Argentina, tem como capital a cidade de Montevidéu, situada no litoral sul do País, onde se concentra quase a metade de toda a sua população. Ao todo, vivem no Uruguai 3,4 milhões de pessoas. O País possui clima ameno e relevo suave. A pecuária se destaca como uma das suas principais atividades econômicas. Produtos como a carne lideram as exportações do Uruguai, que representam grande parte da sua economia. 

(FONTE: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/uruguai.htm)


📌  Embora pequenino, o Uruguai é um País bastante interessante! Foi o primeiro País da América Latina a liberar o voto para a mulher em 1927. Posteriormente, liberou o casamento gay, o aborto e por fim, decretou a legalização da maconha, em 2017. Mas apesar desses avanços liberais, o Uruguai, por outro lado, é bastante conservador. Os uruguaios gostam de mate, por isso, é muito comum vê-los com uma garrafa térmica sob o braço e o chimarrão na mão, andando pelas ruas, nos shoppings e por todos os lugares. Além disso, como nós, adoram futebol e churrasco. São pessoas alegres, receptivas e solícitas, pois estão sempre prontas pra ajudar.


📌  Morar no Uruguai é o sonho de muitos brasileiros. O País possui uma economia estável e um clima de segurança maior do que o Brasil. Por isso vem atraindo cada vez mais brasileiros a cada ano. Além disso, o processo de visto para residência é relativamente simples, devido ao Acordo Mercosul que facilita o trânsito dos cidadãos entre os dois países. Assim como em toda a América Latina, o idioma oficial é o Espanhol, e devido à proximidade com o Brasil, em Montevideo existem diversas escolas e universidades que atraem brasileiros para estudar cursos de Graduação e Pós-Graduação. Além disso, muitos brasileiros vão fazer Intercâmbio no Uruguai para aprender ou aperfeiçoar o espanhol. Este curso permite que a pessoa tenha a experiência de morar um período de tempo no Uruguai e aprender mais sobre a cultura do País.


📌 O Turismo no Uruguai é muito bem desenvolvido, por isso, o País recebe por volta de 500 mil turistas brasileiros anualmente. Embora comumente conhecido pelas suas praias, o País também possui campo, cidades históricas e oferece uma estrutura de lazer completa em Enoturismo, Turismo de Aventura, hospedagem em luxuosos SPAs, excelentes Centros de Águas Termais, atividades de caça e pesca, isso para listar as principais atrações turísticas do Uruguai. Os principais destinos turísticos são as cidades de Montevideo (Montevidéu), Punta del Este e Colônia do Sacramento. Estas cidades possuem estilos diferentes e oferecem atividades bem distintas. Mas como é um País pequeno, é possível percorrer os diversos estilos de Turismo em apenas alguns dias. As principais cidades turísticas ficam a menos de 150 quilômetros de distância da capital, e são repletas de restaurantes, hotéis e serviços.


📌 O Uruguai é dividido em 19 departamentos (que são os equivalentes aos nossos Estados). Os mais visitados pelos brasileiros são os departamentos que concentram principalmente as atividades turísticas: a sua capital Montevidéu; Colônia – onde fica a Colônia do Sacramento; e Maldonado, onde está a praia de Punta del Este. É possível Chegar ao Uruguai de avião, de barco (se você está na Argentina) ou de carro, atravessando uma das muitas fronteiras uruguaio-brasileiras. Existem diversos outros lugares muito bonitos, que ainda não são tão conhecidos pelos turistas. Entre essas regiões estão, por exemplo, as Estâncias Termais e as Rotas do Azeite e do Vinho. 

(FONTE: https://www.brasileirosnouruguai.com.br/conheca-o-uruguai)


bandeira-uruguai

uruguai-1

uruguai-2

uruguai-3

uruguai-4

uruguai-5

uruguai-6

uruguai-7

uruguai-8

uruguai-9

uruguai-10

uruguai-11

uruguai-12

uruguai-13

uruguai-14

uruguai-15

uruguai-16

uruguai-17

uruguai-18

uruguai-19

uruguai-20

uruguai-21





12 - VENEZUELA





📌 A Venezuela é um País com grande biodiversidade e rico em recursos naturais, situado no Continente Americano (especificamente no subcontinente América do Sul) constituído em sua maior parte por áreas continentais e também por ilhas pequenas, situadas no Mar do Caribe. São pertencentes a este País as ilhas de Las Aves, Los Roques, Orchila, Blanquilla, Los Hermanos e a ilha Margarita. A Venezuela faz fronteira à leste com a Guiana, ao sul com o Brasil e à oeste com a Colômbia. O País é considerado rico em biodiversidade e em recursos naturais, conhecido principalmente por suas reservas de petróleo. 

(FONTE: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/venezuela.htm)


📌 A Venezuela, ou melhor, a República Bolivariana da Venezuela é um País da América do Sul, localizado no mar do Caribe. Mas, o Turismo na Venezuela não se resume às praias do Caribe, pois há também o visual urbano da capital, planícies e ainda um pedaço das Cordilheiras dos Andes. A Venezuela é um País maravilhoso, cheio de atrativos turísticos inacreditáveis! Embora tenha praias do Caribe, cachoeiras gigantes e montanhas em forma de mesa, o Turismo na Venezuela hoje em dia é pouco explorado por conta da polêmica política. Apesar da crise política e econômica que o País tem passado nos últimos anos (e que começou no governo do ex-presidente Hugo Chávez), deixando alguns turistas receiosos, o Turismo na Venezuela contribui para a economia do País sair da crise.


📌  Muitas pessoas ficam com medo de fazer uma viagem à Venezuela. No entanto, além dos destinos maravilhosos como a Isla Margarita, viajar para a Venezuela é barato! Conhecer a “Pequena Veneza” da América do Sul, apelido dado pelo italiano Américo Vespúcio que achou o País parecido com a Veneza italiana, é garantia de satisfação na certa! Como a Venezuela é de um lado o Caribe, e de outro as Cordilheiras dos Andes, há também montanhas, florestas, cidades urbanas e praias de areia branca e água azul cristalino, agradando a todo tipo de turista. Esta variedade de paisagens também resulta num clima misto: no geral o clima é tropical (quente e chuvoso), mas na cordilheira costuma nevar e marcar temperaturas negativas. A melhor época para visitar é de dezembro a abril, quando chove menos.


📌  Além da mistura de paisagem e clima, a cultura da Venezuela é resultado de diversas influências e possui características dos colonizadores espanhóis, dos africanos e dos indígenas que já habitavam toda a América do Sul. Essa característica é observada na cultura, no artesanato e na gastronomia. Os pratos costumam ter muito feijão, milho e banana, sendo os pratos mais famosos a arepa, cachapa, empanadas, tequeños, quesillo e muito mais. Entre os destinos turísticos mais famosos estão a capital Caracas, as ilhas Los Roques e de Margarita, o Parque Nacional Morrocoy - na província de Falcón, Mérida e outros. A Venezuela é um dos destinos mais lindos da América do Sul, e ao mesmo tempo diferente, por misturar praias caribenhas com cidades andinas. Apesar dos problemas econômicos causados pela política adotada pelo governo venezuelano, é um País que vale a pena conhecer e que não é caro. 

(FONTE: https://www.queroviajarmais.com/venezuela/)


📌 A Venezuela tem muitos destinos turísticos diferentes! A capital, Caracas, fica ao norte, e provavelmente é a primeira parada de todo turista. Se amar praia e calor, as ilhas da costa do Caribe - como Los Roques e Isla de Margarita, são indispensáveis. A noroeste fica a Cordilheira dos Andes e a cidade colonial de Mérida, que serve como base para visitas ao Parque Nacional Sierra Nevada. E no Parque Nacional Canaima, próximo de Roraima e da Guiana, está Salto Ángel, a maior cachoeira ininterrupta do mundo. Ali perto, bem na fronteira com o Brasil, também temos o Monte Roraima, o pico mais alto do Brasil. Então, se a Venezuela não está na sua lista dos próximos destinos, prepare-se para conhecê-la melhor e se surpreenderá! Além da cultura e da história, a Venezuela é repleta de destinos - com belezas exuberantes das mais variadas: tem praias caribenhas, a maior cachoeira do mundo e muitas florestas, além da mistura cultural vinda dos espanhóis, africanos e indígenas. Enfim, além de seus atrativos turísticos, a Venezuela encanta os turistas do Mundo inteiro com seus artesanatos, danças, músicas e uma gastronomia muito rica em sabores e aromas. 



bandeira-da-venezuela


venezuela


venezuela


venezuela


venezuela


venezuela


venezuela


venezuela


venezuela


venezuela


venezuela


venezuela


venezuela


venezuela


venezuela


venezuela


venezuela


venezuela


venezuela


venezuela


venezuela


venezuela


venezuela


venezuela


venezuela


venezuela


venezuela


venezuela


venezuela


venezuela


venezuela


venezuela




 Esta foi a apresentação do 3º Subcontinente da América - a AMÉRICA DO SUL! 


Gostou da apresentação? Deixe aí nos comentários o que vc achou, pois ficaremos felizes em saber a sua opinião! Nos encontramos no próximo Continente - ANTÁRTIDA

(CLIQUE AQUI)



PUBLICIDADE

PUSH


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante para o meu trabalho... Então, deixe aqui a sua mensagem!