window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-PHGPBTDCCD'); 🌏 TURISMO PELO MUNDO: 6ª - PARQUE NACIONAL MONTANHA DA MESA

SIGA este BLOG

6ª - PARQUE NACIONAL MONTANHA DA MESA








6ª - PARQUE NACIONAL MONTANHA DA MESA 

ÁFRICA DO SUL 




✔  O Parque Nacional Montanha da Mesa é famoso no Mundo inteiro pelo fato de ser o lugar onde está localizada a Table Mountain. 


✔  Mas saiba que por lá você também se deparará com: trilhas, fauna e flora, mirantes, bondinho e um visual cinematográfico pouco encontrado em qualquer outro lugar da África do Sul. 


✔  Seja para radicalizar em suas diversas trilhas, tirar fotos de toda a cidade ou apenas passear observando os animais e plantas da região, vale muitíssimo a pena o passeio! 


✔  Subir até à Montanha da Mesa é uma visita imperdível na Cidade do Cabo - cenários estonteantes, flora e fauna endêmica atraem quase um milhão de visitantes anuais ao topo do cartão-postal da cidade! 


✔  A razão do nome é óbvia: sim, a montanha se parece mesmo uma imensa mesa, lembrando uma chapada brasileira. 


✔  O bloco de arenito e quartzito tem de 450 a 500 milhões de anos. O platô está à 1.000 metros de altitude, possuindo cerca de 3 km de extensão. 


✔  Coube a um destemido português a função de ser o primeiro europeu a subir no topo da Montanha da Mesa, em 1503 - o capitão Antônio de Saldanha, que isolado de sua esquadra de três caravelas, aportou em uma baía sem saber a localização exata do Cabo da Boa Esperança. 


✔  Ao se deparar com a Montanha da Mesa e intrigado pelo alto chapadão, Saldanha e mais alguns marinheiros encontraram uma trilha que os levaram até o cume, e lá chegando, batizou a montanha de “Tábua da Mesa”. 


✔  E assim, lá de cima, ele conseguiu avistar o famoso acidente geográfico que buscava e aliviado retornou a sua nau para seguir viagem. 


✔  Ainda hoje se sobe a pé até o topo da Montanha da Mesa, pois existem diferentes trilhas para vencer o desnível, e a caminhada pode levar de duas a quatro horas, dependendo da rota escolhida. 


✔  Mas para os que buscam mais conforto, o teleférico é a maneira mais rápida, pois em menos de cinco minutos se chega ao cume. 


✔  Um dos fenômenos climáticos mais interessantes que envolvem a montanha é a formação das nuvens orográficas, criadas quando o vento sudeste vindo do oceano encontra a montanha. 


✔  A umidade condensada transforma-se na chamada “toalha de mesa”, que são nuvens que cobrem o topo da chapada e deslizam encosta abaixo, parecendo um véu branco escorregando pela montanha . 


✔  Toda a região pode estar ensolarada e o topo da montanha permanece completamente nublado! 


✔  Mas se o espetáculo é assim tão lindo para quem está na base da montanha, já para os visitantes que estão lá no cume a situação perde um pouco o encanto, pois depois deste fenômeno natural que impede os raios solares sobre a montanha, resta apenas o vento frio e a paisagem do Parque, tão aclamada e exuberante, acaba sumindo das vistas dos que estão no alto da montanha, deixando uma sensação frustrante! 


✔  Porém, aos fins de tarde e já mais quente devido aos raios de sol, dá para se observar com calma um pouco da vida selvagem da montanha, uma vez que o local é parte essencial do Parque Nacional Montanha da Mesa, considerado Patrimônio Mundial pela Unesco, e desde 11/11/2011, eleito uma das Novas Sete Maravilhas Naturais do Mundo. 

(FONTE: https://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/viajologia/noticia/2016/03/africa-do-sul-subida-montanha-da-mesa-e-visita-imperdivel-na-cidade-do-cabo.html, 20/04/24)

Nenhum comentário: